fbpx

Blog

Problemas para engravidar

Doutora, até quando posso engravidar? E se eu tiver algum problema? Quando é a melhor época para se ter filhos? Essas são perguntas cada vez mais freqüentes no consultório do ginecologista, principalmente se a mulher já passou ou está na casa dos 30.

Liberte-se da Dor na Relação Sexual: A Cura do Vaginismo ao Alcance da Sua Mão – Baixe meu Ebook agora!

Técnicas Avançadas para Conseguir (ou Turbinar) o Orgasmo – Garanta meu treinamento online agora!

Essa preocupação não é à toa: nos dias de hoje, em que os casais estão adiando cada vez mais a hora de ter filhos, os problemas relativos a infertilidade são cada vez mais comuns. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 1 em cada 15 mulheres entre 20 e 30 anos tem dificuldades para engravidar. Nos casais em que a mulher tem entre 30 e 40 anos, sobe para 1 em cada 8 mulheres. Depois dos 40, 1 em cada 4 casais não conseguem ter filhos pelos meios naturais e necessitarão de uma ajudinha dos tratamentos ou de técnicas de fertilização.

As causas para a infertilidade de um casal são inúmeras e é importante saber que nem sempre a mulher é a única responsável pelo problema. Sabe-se que em 40% dos casos de infertilidade o fator é masculino, ou seja, o homem é que tem problemas para engravidar a mulher.

Será que existe uma idade certa para engravidar? Biologicamente falando, a melhor fase para a mulher engravidar é entre 20 e 25 anos. Esse é a idade considerada a ideal para se ter o primeiro filho. Diferentemente dos homens, as mulheres nascem com um estoque determinado de óvulos que serão liberados durante os ciclos menstruais ao longo de sua vida reprodutiva, até chegar na menopausa.

Para quem está nesse processo de tentativa e está ansioso por que ainda não conseguiu, saiba que ao final de um ano de tentativas sérias (priorizando o período fértil da mulher), 90% dos casais conseguem engravidar. Claro que isso também depende de outros fatores como a idade da mulher e a regularidade dos ciclos menstruais. As chances de engravidar naturalmente vão diminuindo com o avançar da idade da mulher, principalmente depois dos 35 anos.

Problemas para engravidar

Mas qual é o momento certo para procurar o médico e saber se existe ou não algum problema? Na verdade, é difícil dizer qual é o momento certo, pois ele não é o mesmo para todo mundo. O ideal é que a mulher consulte o ginecologista regularmente antes de engravidar para fazer os exames necessários e saber como anda a sua saúde reprodutiva. Uma coisa é certa: ter a menstruação natural regular é fundamental para que a gravidez aconteça mais facilmente. Mulheres com problemas menstruais podem ter mais dificuldades para engravidar e necessitar de tratamentos específicos.

Atualmente existem vários tratamentos para ajudar os casais que não estão conseguindo engravidar. Por isso, se você estiver passando por essa situação, procure logo o especialista para fazer os exames necessários e escolher o tratamento mais adequado para o seu caso!

Sente dor para iniciar a penetração vaginal? Baixe meu Ebook agora!

Gostaria de Turbinar o Orgasmo? Garanta meu treinamento online agora!

Fique ligada, pois toda quarta-feira terá um vídeo novo aqui no site e em meu canal do youtube. <- assina aqui.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

42 respostas para “Problemas para engravidar”

  1. Isso vai depender de como você estiver de saúde, Juliana. O mais indicado é que você faça o seu tratamento primeiro para depois pensar em engravidar, ok?

  2. Os pólipos uterinos são formações benignas (na sua imensa maioria) que crescem dentro do útero, Eliana. Eles podem ser causa de infertilidade e quando retirados, a chance de engravidar aumenta sim, ok?

  3. Oi, Joici
    Você só vai saber do seu potencial se tentar, Joici. O hipotireoidismo pode ser causa de infertilidade, mas só se não estiver bem controlado. A melhor fase biológica para a mulher engravidar é entre 20-25 anos, mas isso não significa que vc terá problemas se quiser mais tarde. Para ser mãe é preciso estar com o corpo e a cabeça bem preparados, não é mesmo?

  4. Olá Dra, tenho 22 anos. Sou casada a 1 ano e 8 meses e tenho hipotireodismo desde os 16 anos. Estou em tratamento desde então e tomo o medicamento todos os dias de manhã. Tenho uma duvida: gostaria de saber se terei dificuldade em engravidar e se seria melhor tentar engravidar o quanto antes? Dede já agradeço e espero resposta. Abraço.

  5. Oi, Jackeline
    Os pólipos uterinos realmente podem dificultar a gravidez. Uma vez retirados, a chance de engravidar aumenta. Se ainda assim não conseguir, o médico deverá ser novamente consultado, ok?

  6. Olá Dra, tenho 27 anos .. sou casada há 5 anos e não consigo engravidar. Descobri que tenho pólipos no útero, minha cirurgia já está marcada … será que conseguirei engravidar depois que eles forem retirados? Grata!

  7. É sim, Karin. Quanto mais velha a mulher fica, mais difícil é para engravidar. Existem diversos tratamentos, mas aí só mesmo o especialista em infertilidade para te orientar, ok?

  8. Olá Dra.. Tenho 39 anos e uma filha de 6 anos. Não consigo engravidar novamente. Minha médica disse que a melhor opção é fazer inseminação. Fiz todos os exames e meu marido também e não foi encontrado nenhum problema. A idade é um complicador para não conseguir engravidar ? Existem outras opções ?

  9. A ansiedade é um fator importante mas não determinante, Keila. Se você está tentando engravidar há mais de um ano e não consegue, o especialista em infertilidade deverá ser consultado, ok?

  10. Olá Dra. Mariana! Tenho 31 anos e tenho um filho de 8 anos, depois dele tive dois abortos espontâneos. Fiz vários exames e não deu nada, minha menstruação é corretíssima e já fiz tratamento, mas não engravido. Meu último aborto foi há três anos, será que a ansiedade pode estar atrapalhando? Todo mês faço o exame de gravidez e nada. Dra. me ajude porfavor, estou desesperada. Obrigada.

  11. A chance disso acontecer é grande, Patricia, uma vez que esse tipo de mioma pode ser causa de infertilidade. É só esperar para ver, ok? Boa sorte!

  12. Pode estar sim, Grazielle. 50% dos casos de infertilidade tem a causa no homem. Vale a pena o seu marido fazer uma nova avaliação com o Urologista, ok?

  13. Sueli,
    Se ele operou já tem 1 ano está mais do que na hora de buscar a avaliação do especialista. Não dá para ficar esperando eternamente. Dependendo da sua idade, o tempo é muito importante, ok?

  14. Drª Mariana, meu nome é Patrícia tenho 38 anos e muito desejo de ser mãe, porém estou com um mioma submucoso de 3cm e vou fazer uma histeroscopia cirúrgica. Depois disso vou conseguir engravidar?? Grata desde já.

  15. Olá Dra. Mariana! Tenho 25 anos e quero engravidar, parei de tomar pilula em novembro do ano passado e tenho relações diárias, fiz os exames com a ginecologista e está tudo certinho. Só que meu marido me contou há pouco tempo que ele tinha feito um espermograma aos 17 anos e constatou que os espermatozóides dele eram fracos. Será que o problema está com ele?

  16. Dra.estou tentando engravidar há 2 anos, há 1 ano descobrimos que meu marido tinha varicocele ele operou já tem 1 ano e ainda nada, o urologista diz que temos que aguardar…é assim mesmo?

  17. Kalini,
    A Sindrome de Down é uma doença genética e as chances são maiores quando a mulher engravida depois dos 40 anos. Se você tiver casos na família, as chances aumentam. Nada melhor do que um bom acompanhamento médico para avaliar seus riscos, ok?

  18. Isabelle,
    Aos 34 anos vc ainda tem tempo para tentar engravidar novamente. Aliás, o ideal é exatamente isso: perder o excesso de peso antes de engravidar. A obesidade é fator de risco para diversas doenças e também pode dificultar a gravidez, ok?

  19. Dra. Mariana, e a Síndrome de Down? Tenho dúvidas quanto a isso. Estou com 38 anos, penso em engravidar novamente, mas as possibilidades dessa síndrome me deixam bem assustada…

  20. Dra Mariana,
    Estou com 34 anos e engravidei aos 32 anos, mas tive um aborto retido. Foi necessário uma curetagem e três meses depois, fiz uma cirurgia para retirada de um septo uterino. Meu marido tem 48 anos, e todos os médicos que procurei até agora me disseram que não posso mais adiar a gravidez por causa da nossa idade e por ter perdido a primeira gravidez. Porém, estou com 45kg acima do meu peso, e gostaria de emagrecer antes de pensar em engravidar novamente. Gostaria da sua opinião, porque estou muito apreensiva diante da situação. Aguardo sua resposta. Obrigada.

  21. Olá Aline,
    Já foi a época em que se acreditava que o útero retrovertido impediria a gravidez…10% das mulheres tem o útero nessa posição e isso é assim desde que elas nasceram! O útero retrovertido só passa a ser um problema quando existe alguma doença que deixe ele fixo para trás, mas aí a mulher também apresentará outros sintomas, ok?

  22. Olá Drª Mariana,
    Recentemente em exames periódicos, minha médica disse que eu tinha o útero retrovertido, mas nada explicou sobre esse assunto. Ela também me disse que eu estava com alguns cistos. Algumas pessoas comentam e eu tb já li em entrevistas que o útero retrovertido dificulta um pouco a gravidez, isso é mito ou é verdade?

  23. Olá Larissa,
    Uma mulher jovem como vc, se estiver menstruando normalmente, pode aguardar até 1 ano de tentativas para conseguir engravidar. Só depois desse tempo é que estará indicada uma investigação para saber qual o problema, ok?

  24. Olá Dra, tenho 24 anos e parei de tomar remédio em fevereiro desse ano e ainda não conseguir engravidar. Fui na minha médica e ela disse que está tudo bem. Porque ainda não consegui engravidar, dra? bjs e fique com Deus.

  25. Olá Rose,
    Se vc foi ao geneticista e nada foi encontrado nem em você e nem no seu marido, o recomendável seria procurar o especialista em infertilidade. Só ele poderá dizer qual o tipo de procedimento mais adequado ao seu caso, ok?

  26. Olá Dra, tenho 33 anos, tive dois abortos retidos por má formação(2006 e 2009), não tenho filhos. Fui ao geneticista, fiz uma série de exames, mas nada foi detectado. Tenho medo de engravidar e gerar um bebê com problemas. A senhora me recomendaria a FIV com Diagnostico Pre Implantacional? Esse exame pode causar algum problema no embrião? Grata pela atenção.

  27. Olá Giselle,
    Mulheres que tem a sindrome dos ovários policísticos podem ter mais dificuldade para engravidar, mas não é impossível. Nesses casos, calcular o período fértil é complicado, pois para isso, a menstruação precisa ser regular. Para saber se está grávida ou não, só mesmo fazendo o exame, ok?

  28. Olá Rose,
    A idade do seu marido não, mas a sua sim pode influenciar. A partir dos 35 anos, recomendamos até 6 meses de tentativas para que o casal engravide pelos meios naturais. Depois disso, está indicada a consulta com o médico para iniciar a investigação, ok?

  29. Olá Dra,tudo bem ?
    Bom, sou casada e parei de tomar o anticoncepcional em Agosto e tenho ovários micropolicisticos. Agora em setembro minha menstruação não veio e tenho tido relações com meu marido constantemente,posso estar grávida ?
    E como posso saber quando estou no meu período fértil ?
    Me Ajude por Favor !
    Abraços

  30. Dra. Mariana,
    Tenho 39 anos, meu marido tem 58 anos e estou tentando engravidar, usei DIU por 19 anos, sendo 17 anos Multiload e 2 anos Mirena, retirei o DIU em março/09 e até agora não engravidei. Gostaria de saber se tenho chances de engravidar e se a idade do meu marido pode interferir neste processo.

  31. Oi, Nadja
    O aborto feito em condições de risco e de forma insegura pode sim trazer complicações para a fertilidade da mulher, como também colocar a vida dela em risco. De qualquer forma, para saber qual a razão do seu problema só mesmo fazendo uma avalição com o ginecologista. Se vc não está segura com o tratamento proposto, procure pessoalmente uma segunda opinião, ok?

  32. MEU NOME É NADJA TENHO 34 ANOS. HÁ QUINZE ANOS ATRÁS ENGRAVIDEI E POR FALTA DE MATURIDADE E MEDO FIZ UM ABORTO, SOFRI DORES HORRÍVEIS, MAS NÃO CHEGUEI A FAZER CURETAGEM.
    NUNCA TOMEI ANTICONCEPCIONAL E NÃO USO NENHUM MÉTODO PARA EVITAR.
    HOJE ESTOU CASADA HÁ 5 ANOS E MEU ESPOSO ME COBRA UM FILHO E NÃO CONSIGO ENGRAVIDAR , MESMO TENDO UMA VIDA SEXUAL ATIVA. O QUE DEVO FAZER? SERA QUE O ABORTO CAUSOU ALGUM PROBLEMA EM MIM? UM GINECOLOGISTA PASSOU INDUX PARA EU TOMAR, MAS NÃO TOMEI, POIS FIQUEI CO MEDO…O QUE ACHA DO MEU CASO? ME AJUDE POR FAVOR. OBRIGADA.

  33. Olá Adrielle,
    Isso vai depender da causa que gerou os ovários policísticos. Na maioria dos casos, a causa é tratável. O mais importante é identifica-la para então fazer o tratamento corretamente, ok?

  34. Olá Telma,
    Dependendo do problema existe tratamento, mas só mesmo a avaliação do especialista para orientar. Converse com seu marido para que ele procure o Urologista, ok?

  35. Tenho 44 anos e vontade de engravidar. Já fiz todos os exames e não tenho problemas. O meu marido está com a taxa de espermatozóide baixa. Há algum tratamento que ele possa fazer para aumentar essa taxa?

  36. Olá Adriana,
    Não tenho como dizer se existe algo de errado com vc sem te ver pessoalmente. O que posso dizer é que alguns meses pode ser pouco tempo para se conseguir engravidar. Aos 37 anos, pode-se esperar até 6 meses de tentativas sérias e menstruando regularmente. Se vc tentou mais tempo do que isso é melhor conversar com seu médico, ok?

  37. Querida Dra. Mariana, tenho 37 anos e muita vontade de engravidar. Tomo pílula há 15 anos, fiquei alguns meses sem tomar mas não consegui engravidar. O que que há de errado comigo? Minha última gravidez foi há 10 anos. Obrigada!!

  38. Olá Vivane,
    O útero retrovertido não é um problema e sim uma variação na anatomia da mulher. Antigamente, acreditava-se que o útero posicionado dessa forma poderia trazer dificuldades para engravidar, mas hoje sabe-se que isso não é verdadeiro. A única exceção é a retroversão fixa, quando o útero não consegue se mover, mas isso só acontece quando existe uma doença real e isso o médico é capaz de detectar durante o exame,ok?

  39. Olá Dra. Mariana, tenho 23 anos, não tomo nenhuma pilula e tenho útero retrovertido, já fiz de tudo e não consigo engravida. O problema de útero retrovertido pode ter alguma coisa a ver com o fato? Tenho q fazer tratamento?

Os comentários estão desativados.

Localização

Av. N. S Copacabana 1072 sala 705, Copacabana
Rio de Janeiro – RJ
CEP 22060-002

Newsletter

© Dra. Mariana Maldonado - 2020 Todos os direitos Reservados

WhatsApp chat