Doutora Mariana Maldonado

Espaço Mulher

Esse é um espaço feito para quem quer saber mais sobre saúde, relacionamento e intimidade. Os assuntos estão agrupados por temas para facilitar a sua procura. Aqui você estará sempre bem informado! Palavra de mulher!

Assinatura

Ponha seu email no campo abaixo para receber as novidades do site:

feed

Ou assine meu RSS!

As fases do desejo

Publicado no dia 21 de janeiro de 2008   Temas: Artigos, Menstruação, Sexualidade

O desejo sexual feminino foi e ainda é motivo de grande discussão. Afinal, o que é capaz de desperta-lo ou inibi-lo? Existe alguma época do mês em que a mulher está mais disposta ao sexo?

Ao longo dos anos, diversos estudos tentaram correlacionar o desejo sexual com as fases do ciclo menstrual. Muitos estudiosos afirmam que, por motivos biológicos e evolutivos, a mulher sente mais tesão durante a época da ovulação, exatamente quando sua fertilidade está mais alta e com maiores chances de engravidar, garantindo assim a perpetuação da espécie.

Os evolucionistas que me desculpem, mas não é bem assim que a banda toca. Se o desejo sexual da mulher estivesse somente ligado ao seu período fértil, como ficariam aquelas que usam pílulas anticoncepcionais ou qualquer outro método hormonal que inibe a ovulação? Pobrezinhas… condenadas a falta de tesão para todo o sempre… ou pelo menos enquanto estiverem usando hormônios!

Sabe-se que os hormônios produzidos mensalmente por nós, mulheres, podem produzir mudanças importantes no nosso corpo e também no comportamento de uma forma cíclica e recorrente. Exatamente como diz a música dos Raimundos:  muitas de nós somos “mulheres de fases” e essas fases podem afetar diretamente a atividade sexual. Mulheres que sofrem com alterações de humor causadas pela TPM, podem sentir menos vontade de fazer sexo durante a época pré-menstrual, quando os sintomas começam a aparecer. Alguns estudos mostram que as mulheres sentem mais tesão logo após a menstruação e um pouco antes da chegada dela. Nesses estudos não foi observado um aumento do desejo na fase ovulatória (período fértil), contrariamente ao que se imaginava.

Como vocês podem perceber o tesão não obedece a uma regra! Se fosse assim, seria muito mais fácil… não dá pra dizer que o desejo sexual da mulher é comandado somente por hormônios ou necessidades evolutivas/biológicas. Diferentemente do homem, que tem a testosterona (hormônio masculino) como a regente absoluta do seu desejo sexual, a orquestra feminina é muito mais complexa. A testosterona tem um papel importante no desejo feminino, mas não é o único e nem o principal. Vários outros fatores influenciam diretamente o desejo feminino, como por exemplo: educação, afetividade, carinho, admiração, ambiente, respeito, cumplicidade, química, amor, novidades e principalmente sentir-se amada e desejada por quem escolhemos como parceiros!

Aí vai um recadinho para os interessados no assunto: para manter o desejo sexual da mulher aceso, independente das fases do mês, é necessário caprichar! Em tudo!

14 comentários

  • leonardo Silva disse:

    Olá,
    Não é precisamente um comentário e sim uma dúvida, minha esposa é essa mulher de fases e vive sempre sem vontade de fazer sexo, temos um relacionamento com muito diálogo e procuramos ajuda para saber se existe alguma vitamina que possa fazer essa vontade aumentar, um estimulante…
    por favor se souber nos ajude…
    grato

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Caro Leonardo,
    Se esse tipo de medicamento existisse, todos mundo já estaria sabendo! Infelizmente não uma um remédio estimulante para aumentar o desejo da mulher. É preciso procurar o médico para saber se existe alguma causa específica para isso, senão for aí a ajuda de um terapeuta pode ser muito bem vinda!

  • Laurien disse:

    Cara Doutora,
    Tenho 43 anos e não faço sexo há 6 anos. Nesse tempo minha libido ficou totalmente adormecida, mas nos últimos meses tenho ficado excitada mensalmente por uma semana, geralmente antes ou após a menstruação. Meu tesão é tanto que tenho sonhos eróticos e acordo muito excitada com evidências corporais. Isso ainda ocorre durante o dia, sinto meus peitos latejarem e tenho desejo, mesmo que esteja num local totalmente fora de contexto. Esse fato tem me deixado constrangida e frustrada, já que no momento estou só. A pergunta é: é um processo normal ou estou com alguma alteração hormonal? Algo a ver com a possível chegada da menopausa?

    Obrigada,

    Laurien

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Não creio que as suas sensações estejam relacionadas com qualquer alteração hormonal e nem tampouco com a chegada da menopausa, Laurien. O desejo sexual é um instinto básico do seu humano, como dormir, comer e beber. Essa ocorrência semanal pode ser apenas coincidência. Não há porque ficar frustrada e nem constrangida, ok?

  • gidelva disse:

    Olá! Sou sua fã!
    Tenho 40 anos e fiz o usei anticoncepcional durante 16 anos. Nesse tempou o meu desejo sexual era minimo mas agora que não uso mais o meu desejo aumentou muito, tenho vontade de fazer sexo todos os dias. Será que o anticoncepcional me fez perder tanto tempo assim?
    Obrigada,
    Gidelva

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Olá Gidelva,
    Realmente, alguns estudos mostrar que o anticoncepcional pode afetar o desejo em algumas mulheres. Mas é importante saber se essa é mesma a razão do problema. A vida da gente muda muito também. 16 anos é tempo demais para dizer que a culpa foi somente do anticoncepcional, ok?

  • maria disse:

    Oi!! Tenho 30 anos e não sinto vontade fazer sexo e quando faço não consigo chega o orgasmo porque????Será porquer fiz laqueadura muito cedo?

  • Márcia disse:

    Olá Dra. Mariana,
    Estou muito frustrada com minha situação. Tenho 27 anos e sou casada há 4 anos, mas não tenho interesse por sexo, só após a mentruação e o restante do mês não tenho vontade. Amo meu marido, mas não sei o que está acontecendo, tenho muita vergonha de procurar ajuda médica. Se puder me ajudar agradeço muito.

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Uma coisa nada tem a ver com a outra, Maria. A ligadura não influencia em nada na resposta sexual. Converse com o seu ginecologista, ok?

  • Carla disse:

    Olá! Sinto vontade de fazer sexo, mas quando faço não consigo chegar ao orgasmo, sendo as preliminares melhores do que o sexo em si. O que pode ser?

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Olá Márcia,
    Não há motivos físicos para vc sentir desejo só depois da menstruação e no resto do mês não. Se fosse assim, mas mulheres que não menstruam não teria desejo nunca! Sugiro que vença a sua vergonha e procure ajuda especializada, ok?

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Carla,
    A maior parte das mulheres que dizem não conseguir chegar ao orgasmo precisam é de um tempo maior de estímulo, isso se o estímulo for bom, é claro. Converse com o seu parceiro, ok?

  • Lis disse:

    Olá Dra. Mariana,
    Bom eu sou totalmente diferente das pessoas que comentaram, eu sinto vontade a qualquer hora, meu marido diz que só penso nisso o tempo todo…Tenho 22 anos, isso é normal?

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    O desejo sexual não é igual em todas as pessoas, Lis. Tem gente que sente mais, outras menos. Isso só seria considerado um problema se você não quisesse fazer mais nada da vida a não ser transar, ok?

Deixe seu Comentário!

Comentário

design: Hungry Mind