fbpx

Blog

O maior erro de que sofre com a Vagina seca!

A secura vaginal durante o ato sexual é uma queixa muito mais comum do que se pensa!

Engana-se quem acha que isso é problema de mulher na menopausa, por que não é bem assim.

Um número cada vez maior de mulheres jovens tem procurado o Ginecologista querendo saber se estão ou não com “problemas hormonais”, pois não sentem mais sua vagina tão bem lubrificada na hora da relação como sentiam antes.

Existem diversas situações que podem influenciar na lubrificação vaginal da mulher, mas antes de começar a enumerar essa lista, é fundamental esclarecer um ponto importantíssimo:  em mulheres saudáveis, a lubrificação vaginal é conseqüência direta do grau de excitação sexual, ou seja, a mulher que parte para a penetração vaginal sem estar bem excitada e sem ter sido devidamente estimulada  pode acabar se sentindo muito mais seca do que o habitual.

Liberte-se da Dor na Relação Sexual: A Cura do Vaginismo ao Alcance da Sua Mão – Baixe meu Ebook agora!

Técnicas Avançadas para Conseguir (ou Turbinar) o Orgasmo – Garanta meu treinamento online agora!

Esse é o maior erro de quem reclama da vagina seca! Não deixe a penetração acontecer se você não estiver excitada ou com vontade suficiente pra isso!

Aqui estão alguns exemplos de condições que podem influenciar na lubrificação vaginal:

 

  • educação repressora;
  • falta de conhecimento sobre o próprio corpo e aspectos da sexualidade;
  • antecedentes de traumas psicológicos;
  • o relacionamento com o parceiro sexual;
  • a fase do ciclo menstrual;
  • uso de anticoncepcionais hormonais
  • determinados medicamentos que afetam o desejo sexual, como alguns anti-depressivos e anti-hipertensivos;
  • doenças como a depressão,  o diabetes entre outras,  e talvez a mais importante de todas essas condições:

Sentir-se à vontade e com vontade de estar se relacionando sexualmente com quem você escolheu!

Situação especial é vivenciada pelas mulheres que estão entrando na menopausa ou que estão passando por essa fase: com a diminuição da produção dos hormônios, principalmente o estrogênio, a vagina pode ficar mais fragilizada e naturalmente mais ressecada causando dor no ato sexual.

Entretanto, isso não significa necessariamente uma diminuição da lubrificação, uma vez que a capacidade de responder sexualmente não se acaba com o passar dos anos.

O que pode acontecer é ficar um pouco diferente e necessitar de preliminares com estímulos mais prolongados, e eventualmente, um tratamento específico!

Em outro extremo, estão aquelas que reclamam do excesso de lubrificação no ato sexual.

Existem relatos de mulheres que chegam a molhar os lençóis da cama, lembrando uma ejaculação.

Apesar da “ejaculação feminina” ser ainda bastante discutida, sabe- se que essas mulheres não têm nada de anormal, pois a quantidade de lubrificação produzida varia muito de pessoa para pessoa e também dentro da mesma mulher.

Para tratar a diminuição da lubrificação vaginal é muito importante detectar as possíveis causas.

Portanto, se você está nessa situação, não ponha a culpa diretamente nos seus hormônios!

Procure o ginecologista para conversar abertamente sobre o assunto, identificar o problema e avaliar qual será o melhor encaminhamento para o seu caso!

Sente dor para iniciar a penetração vaginal? Baixe meu Ebook agora!

Gostaria de Turbinar o Orgasmo? Garanta meu treinamento online agora!

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

30 respostas para “O maior erro de que sofre com a Vagina seca!”

  1. As duas coisas podem acontecer, Rafaella. Os anticoncepcionais hormonais como a pílula, podem provocar um ressecamento vaginal em algumas mulheres, mas isso nem sempre acontece. A falta ou estímulo insuficiente também é uma causa importante. Ambas podem estar presentes e aí piorar ainda mais a situação, por isso é muito importante falar com o ginecologista sobre o assunto para resolver o problema,ok?

  2. São inúmeras as causa, Gabriela, mas as mudanças que você está enfrentado desde o nascimento do seu filho devem ser consideradas. O nascimento de uma criança muda muito a vida do casal e isso pode atrapalhar a vida a dois e o desejo. Converse com o seu ginecologista sobre o assunto, ok?

  3. Olá Dr.! Tenho 30 anos e um bebê de um ano e meio. Depois da gravidez minha vagina não fica mais lubrificada. Isso me incomoda muito, além do que a vontade de fazer sexo reduziu consideravelmente, apesar de amar meu marido. Qual será a possível causa?

  4. Procurar tratamento, Regina, porque ele existe! O que não dá é ficar sofrendo e deixando a vida passar por coisas que você pode curar, ok?

  5. Bom dia dra. Tenho 48anos e tive menopausa precoce com 38. Nunca consegui ter uma relação prazerosa em minha vida, e agora piorou com a secura da vagina. Só que tenho vontade de me relacionar de novo, mas tenho medo de sentir novamente as dores que tinha nas relações, e isso me bloqueia e me fecha para o amor. O que poderia fazer?
    Obrigada

  6. Sem dúvida, quanto mais vc ficar preocupada e nervosa com essa situação, mas difícil vai ficar…tente tirar o foco, Penélope. Não dá para abraçar o mundo com as pernas…se vc está nervosa e estressada com os seus problemas, dificilmente conseguirá estar entregue na hora da relação e isso faz toda a diferença…se vc só estiver presente com o corpo, mas com a mente em outro lugar, a coisa não vai funcionar direito…tente tirar um tempo para vocês curtirem juntos e se desligar das preocupações, nem que seja por breves momentos, ok?

  7. Olá Dra. Mariana. Sempre tive uma lubrificação muito boa e me sinto sempre muito bem estimulada pelo meu namorado, mas tenho tido uma secura vaginal muito incômoda no último mês, me excito, mas mesmo durante o orgasmo, não tenho nem de longe a mesma lubrificação de sempre… Meu namorado está arrasado achando que não o desejo mais e tem evitado até namorar com medo da decepção mútua e eu não sei como provar a ele que não é isso… Há um mês parei de tomar anticoncepcional injetável que usava há uns 2 anos, mas também estou passando por um período de stress muito grande com trabalho e dinheiro e etc, com muitas preocupações, insônia e etc… Será que é hormonal ou emocional ou o quê? Minha ginecologista disse que é provavel que seja só stress… O que digo pro meu namorado pra ele não se sentir tão rejeitado? Estou nervosa e isso só piora as coisas… Obrigada

  8. Olá Lara,
    A pílula pode interferir no desejo sim, mas isso não é tão comum. Para saber se essa é a causa, só mesmo parando a pílula para ver como vc se sente. Converse com seu ginecologista sobre isso, ok?

  9. Ola doutora Mariana!
    Preciso de sua ajuda! Tenho apenas 18 anos..(sou bem novinha..para ter esses sintomas acho!)
    Bem eu amo meu namorado..mas na hora do sexo não tenho vontade.. minha vagina fica seca e não consigo sentir prazer!!Tomo anticoncepcional há 1 ano mais ou menos. Será que pode ser isso? Obrigada!

  10. Olá Fatima,
    Poder até pode, mas é fundamental vc conversar com o seu ginecologista a respeito. A principal causa de diminuição da lubrificação durante o ato é a falta do estímulo adequado. Procure o seu médico, ok?

  11. Olá, doutora!
    Sou casada há 3 anos. Tenho um marido maravilhoso!! Há um ano e meio venho me sentindo seca demais durante o ato sexual. Quando eu era solteira e não usava anticoncepcional eu ficava excitada por qualquer coisa… Hoje sinto dores na hora da penetração. Fico triste com isso, pois não sei o que faço e não compreendo porque não fico excitada. Tenho hipotiroidismo e será que esse problema possa estar me afetando?

  12. É uma possibilidade sim, Regina. A secura vaginal pode aumentar o atrito na hora da penetração e aumentar as suas chances de ter uma cistite, ok?

  13. O hormônio talvez possa te ajudar sim, Dulcilene, mas vc precisa entender que a retirada do útero não afeta em nada a sua feminilidade. Vc continua tão mulher quanto antes, ok?

  14. Estou na menopausa, tenho 54 anos e toda vez tenho relação no outro dia fico com cistite. Minha vagina está super seca! A cistite seria realmente causada por esssa secura?????? Obrigada!

  15. Dra.Mariana, eu fiz histerectomia total e retirei os ovários também. Agora não me sinto mulher de verdade, tenho vontade de desistir do meu casamento. O que posso fazer? Usar hormônio vai resolver o meu problema? Minha vagina não lubrifica mais, isso esta me deixando deprimida. Desde já agradeço.Abraços

  16. Olá Eduarda,
    Apesar de raro, alguns tipos de anticoncepcional podem interferir na lubrificação vaginal. Se vc tem desejo e fica bem excitada mas não está lubrificando corretamente essa possibilidade deve ser considerada. Converse com seu médico sobre o assunto, ok?

  17. Oi, bom dia… eu tenho sentido uma perda da lubrificação, isso tem ocorrido há uns dois meses…antes disso eu nunca tive problemas. Hoje por mais que esteja excitada não há uma lubrificação adequada e isso incomoda bastante. Eu vou ao ginecologista regularmente e até onde sei está tudo bem com meu corpo. O meu ginecologista passou um anticoncepcional e antes disso eu nunca havia tomado nenhum tipo de pilula. Será que o anticoncepcional pode estar causando isso? Será que é porque o meu corpo está em uma fase de adaptação? Desde já agradeço!

  18. Michelly,
    Se vc já identificou o problema, o mais indicado é procurar um psicólogo para te ajudar a vencer o trauma, ok?

  19. Oi, Jaque
    A lubrificação vaginal no ato sexual é consequencia direta da excitação da mulher. Se vc não estiver com vontade e excitada para ter a relação, dificilmente lubrificará adequadamente, ok?

  20. Olá, lendo a matéria sobre o ressecamento vaginal e todas as possíveis causas acredito ter me identificado com o trauma psicológico. Como trabalhar esta questão e voltar a ser como antes?

  21. Minha vagina sempre fica seca no ato da relação sexual. Sempre fui bem lubrificada, não sei o que está acontecendo… Isso vem de uns 7 meses pra cá, me ajudem por favor! Abraços

  22. Olá Lene,
    Vc precisa conversar com o seu ginecologista sobre os tratamentos para o seu caso, pq eles existem ok?

  23. OLÁ! FIZ HISTERECTOMIA E TIREI OS OVÁRIOS TAMBÉM E TODA VEZ QUE VOU TER RELAÇÃO SEXUAL FICO COM A VAGINA SECA. ME AJUDEM! QUERO SER FELIZ.UM ABRAÇO

  24. Olá Ellen,
    Problemas hormonais não são os únicos causadores do problema…se vc se sente bem estimulada pelo seu parceiro e o desejo sexual está presente, é importante continuar investigando outras causas. Observe se vc tb sente secura em outras áreas do corpo como boca e olhos, por exemplo. Procure o médico novamente, ok?

  25. Oi…eu tenho 37 anos e minha vegina é muito seca, já procurei o medico e não tenho problema hormonal. O que devo fazer? Estou com o parceiro certo e temos boas preliminares… mas isso me deixa triste… vivo a base de gel… queria ter minha própria lubrificação. Existe algum remédio que resolva meu problema? Agradeço!

  26. Olá Cassiane,
    Permitir a penetração vaginal sem estar lubrificada provoca dor mesmo, em qualquer mulher! Existem diversas causas para isso, mas em um mulher jovem a causa mais comum é a falta de estímulo. Converse com o seu parceiro para dedicar mais tempo nas preliminares, ok?

Os comentários estão desativados.

Localização

Av. N. S Copacabana 1072 sala 705, Copacabana
Rio de Janeiro – RJ
CEP 22060-002

Newsletter

© Dra. Mariana Maldonado - 2020 Todos os direitos Reservados

WhatsApp chat