fbpx

Blog

Ter o útero “virado” dificulta a gravidez?

Será que realmente é verdade essa história de que a mulher que tem o útero retrovertido – o tal do útero “virado para trás” – tem ou terá alguma dificuldade ou problema para engravidar quando quiser?

Eu mesma já perdi as contas de quantas vezes escutei essa pergunta no meu consultório e exatamente por isso que resolvi trazê-la para cá e esclarecer isso de uma vez!

Em primeiro lugar, é importante você entender o que é ter o útero “virado”.

Ao nascer, todos os nossos órgãos internos estão devidamente formados e posicionados em seus lugares. Com o útero da mulher acontece a mesma coisa.

Liberte-se da Dor na Relação Sexual: A Cura do Vaginismo ao Alcance da Sua Mão – Baixe meu Ebook agora!

Técnicas Avançadas para Conseguir (ou Turbinar) o Orgasmo – Garanta meu treinamento online agora!

A foto abaixo ilustra bem o que estou dizendo. Nela dá para ver direitinho a posição que o útero fica dentro da gente.  Note que o nome dado é em função da direção em que está o fundo do útero, a parte mais superior do órgão e que serve como referência.

útero virado

Na maioria das mulheres o útero está na posição antevertida, com o seu fundo virado para a direção da bexiga, mas ele também pode ser médiovertido – quando o fundo está paralelo às costas e à barriga – e retrovertido – com o fundo virado para trás na direção das costas, como se vê na foto.

A posição que ele assumirá dentro da gente é determinada ainda na fase intra-uterina, ou seja, nós já nascemos assim!  Não precisa acontecer nada de especial ou diferente para que ele fique na posição escolhida.

Anatomicamente falando é um processo totalmente natural e não requer nenhum cuidado extra e nem significa problema.

Mas para que você precisa saber qual a posição natural do seu útero? Porque isso é importante em alguns momentos da sua vida:

      • Se for inserir um DIU;

      • Se fizer um exame mais especifico para avaliação do útero como a Histeroscopia;

      • Se for submetida a tratamentos tipo fertilização in vitro, quando o médico vai inserir os embriões;

      • E em alguns casos pode ser motivo de dor na relação sexual durante a penetração profunda em determinadas posições;

O diagnóstico é bem simples, através do exame ginecológico de rotina. Quando existe dúvida, a ultrassonografia pélvica/transvaginal é bastante útil para confirmação.

10% das mulheres no mundo todo nascem assim com o útero retrovertido e como toda minoria é sempre cercada de mitos e lendas, nessa situação não seria diferente!

Antigamente tinha-se muito pouco conhecimento sobre os motivos que dificultavam ou impediam uma gravidez e o útero retrovertido acabou entrando nessa lista.

A partir daí, apareceram um sem fim de simpatias, técnicas, jeitos e outras coisas mais para ajudar a mulher que tem o útero retrovertido a engravidar. Colocar um travesseiro debaixo do bumbum logo após a ejaculação para elevar a pelve e facilitar a entrada dos espermatozoides é uma delas.

Se fosse assim nessa linha de raciocínio, transar de pé não engravidaria nunca! Seria um ótimo método anticoncepcional pois a lei da gravidade faria o oposto, dificultando a entrada deles. Só que isso não acontece na prática e transar de pé nunca foi e nem nunca será uma forma seguro de se evitar a gravidez!

Um outro exemplo clássico sobre como esses mitos e lendas afetam as minorias acontece com as pessoas canhotas, aquelas que escrevem com a mão esquerda.

10% da população mundial é canhota, mas pergunte a sua avó (principalmente se ela tiver mais de 70 anos) como as crianças canhotas eram tratadas na época em que ela frequentava a escola, principalmente as religiosas.

Chegavam a amarrar a mão das crianças para trás para força-las a aprender a escrever com a mão direita pois acreditava-se que os canhotos seria filho do diabo! Parece incrível mas é verdade, isso realmente acontecia naquela época.

Imagine só como seria ser uma mulher com útero retrovertido e canhota naqueles tempo? Desgraça total! Uma eterna condenada!

Hoje, da mesma forma que se sabe que ser canhoto não tem relação com ser filho do diabo, ter o útero naturalmente “virado para trás” não aumenta a chance de problemas para engravidar, manter a gravidez ou até mesmo ter um parto normal.

É apenas mais um capricho da natureza!

Ter o útero retrovertido só dificulta a gravidez ou pode ser sinal de algum problema se for uma retroversão fixa, quando o útero fica “preso” na mesma posição, o que normalmente é causado por alguma doença ou infecção como por exemplo: na Doença Inflamatória Pélvica, na endometriose e quando existem miomas volumosos.

Portanto se você faz parte da minoria das mulheres que tem um útero retrovertido naturalmente não use isso como argumento para se descuidar quando o assunto for evitar a gravidez, pois como pode ver isso é mais um mito!

Lembre-se que a melhor forma de evitar a gravidez para quem é sexualmente ativo e quer continuar assim, é usar um método anticoncepcional seguro, eficaz e adequado às suas necessidades.

Conte sempre com o seu Ginecologista para te auxiliar nessa escolha! Fica a dica!

Sente dor para iniciar a penetração vaginal? Baixe meu Ebook agora!

Gostaria de Turbinar o Orgasmo? Garanta meu treinamento online agora!

 

 

 

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Localização

Av. N. S Copacabana 1072 sala 705, Copacabana
Rio de Janeiro – RJ
CEP 22060-002

Newsletter

© Dra. Mariana Maldonado - 2020 Todos os direitos Reservados

WhatsApp chat