fbpx

Blog

Sexo e menstruação

A mulher quando está menstruada tem mais vontade de transar ou a relação sexual durante a menstruação não é recomendada? Transar menstruada faz mal a saúde? Pode transmitir doenças? Estas e outras perguntas são freqüentes no dia-a-dia do ginecologista, pois esta relação (se é que existe mesmo) entre tesão e menstruação sempre despertou muita dúvida e curiosidade – e não é de hoje. O mito da menstruação como sendo a “limpeza” do útero, a crença de que a mulher menstruada fica “suja” e que, por isso, não deve transar ainda é muito presente. Na verdade, o sangue da menstruação não é nenhuma sujeira nem tampouco significa um processo de limpeza. É um acontecimento natural na vida da mulher e indica somente que naquele mês ela não engravidou.

Transar durante a menstruação é uma questão de gosto, uma opção da mulher ou do casal e não traz nenhum problema para a saúde, exceto nos casos em que a mulher for portadora do vírus da AIDS (o HIV), pois o parceiro ao entrar em contato com o sangue contaminado pode aumentar as suas chances de contrair a doença. Existem casais que evitam as relações sexuais durante a menstruação por questões de higiene, outros são indiferentes e alguns até gostam, dizem que facilita a penetração.

Liberte-se da Dor na Relação Sexual: A Cura do Vaginismo ao Alcance da Sua Mão – Baixe meu Ebook agora!

Técnicas Avançadas para Conseguir (ou Turbinar) o Orgasmo – Garanta meu treinamento online agora!

Com relação ao desejo sexual, a mulher pode sentir tesão em qualquer época do mês – durante a menstruação, na ovulação ou na fase pré-menstrual – basta ser estimulada e estar receptiva para isto acontecer. Existem alguns estudiosos que defendem a teoria de que a mulher fica com mais vontade de transar durante a menstruação e esta, definitivamente, não é uma relação de causa-efeito. Estas pessoas insistem em comparar a mulher aos outros animais que têm relações sexuais quando estão no cio. Mas, no caso da espécie humana, a natureza nos brindou com um atributo único em relação às demais: a capacidade de pensar e ter prazer. De fato, algumas mulheres dizem que durante a menstruação têm mais vontade de transar, mais isto não é a regra e nem deve ser motivo de preocupação para aquelas que não têm!

E quando chega a menopausa e a menstruação acaba? Será que a vontade de transar também some? Entre os 45 e os 55 anos a menopausa chega para a maioria das mulheres, que continuam vivas e em perfeitas condições de continuar tendo uma vida sexual plena e bastante satisfatória. Exemplo disso é o relato de mulheres que dizem que o seu tesão aumentou e que descobriram o orgasmo só depois da menopausa, quando ficaram livres do medo de engravidar.

É muito importante que o parceiro também entenda que a menstruação faz parte de um processo natural da vida da mulher e que não é uma doença. Já foi o tempo em que a mulher menstruada não saía de casa, não lavava a cabeça e não transava. Hoje, a mulher menstrua, usa absorvente interno e ninguém sabe, às vezes nem o próprio parceiro. Por isso, uma boa conversa é fundamental para que o casal possa decidir junto como quer viver a sua vida sexual, independentemente da menstruação.

Sente dor para iniciar a penetração vaginal? Baixe meu Ebook agora!

Gostaria de Turbinar o Orgasmo? Garanta meu treinamento online agora!

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

10 respostas para “Sexo e menstruação”

  1. Olá Fernanda,
    Quando mais perto do final da menstruação for a relação, maiores são os riscos de gravidez. Afinal, é difícil saber exatamente o dia da sua ovulação. De qualquer forma, a pílula do dia seguinte diminui mais as suas chances, mas não é o ideal. O bom mesmo é vc usar sempre um método seguro, como a camisinha, a pílula ou outro método eficaz que possa ser usado regularmente, ok?

  2. Olá Doutora Mariana Maldonado. Tive relação sexual com meu namorado quando estava menstruada. Meu ciclo é de 28 dias e passo 7 dias menstruada. Tivemos relação no 5º dia da minha menstruação. A possibilidade de eu engravidar é muito alta? Obs.: Depois de duas horas do ato sexual, fui na farmácia e tomei a pílula do dia seguinte de dosagem única. Com isso, os riscos diminuem?
    Obrigada.

  3. A chance da mulher engravidar durante a menstruação é muito pequena Jamile, principalmente se for durante os primeiros dias. É dificil mas não é impossível, casos raros também acontecem. Por isso, se vcs não quiserem filhos no momento, o melhor a fazer é usar um método seguro, ok?

  4. Tive relações sexuais sem camisinha com meu marido durante a menstruação. Será que uma mulher menstruada pode engravidar?

  5. Olá Caroline,
    Durante a menstruação as chances de gravidez são mínimas, mas a de se contaminar com uma DST não diminuem. Por isso, o ideal é usar sempre a camisinha, ok?

  6. Olá Catarina,
    Não vejo relação entre a menstruação e a infecção urinária, mas sim com a relação sexual. A causa mais comum de infecção urinária na mulher é o trauma da relação sexual. Existem algumas forma de evitar essa situação, sugiro que converse com o seu médico a respeito, ok?

  7. Olá Dra Mariana Maldonado
    Tenho tido relações sexuais com o meu namorado durante a menstruação, mas ultimamente tive algumas infecções urinárias. Existe alguma relação?

  8. Olá Sueli,
    O fato de transar menstruada em nada afeta o aparecimento de um nova lesão do herpes. O importante saber é que agora vc também transmite o vírus, independente da presença de alguma lesão. É possível que ele nunca mais se manifeste, mas isso só o tempo dirá, ok?

  9. Boa Tarde Drª.
    Eu fiz exame de sorologia de herpes e constou que eu já tive contato com o herpes genital, mas hoje possuo o anticorpo da doença, se por acaso eu transar menstruada com o meu marido, o herpes pode se manifestar? ou pode ser que nunca mais eu manifeste o virus?

Os comentários estão desativados.

Localização

Av. N. S Copacabana 1072 sala 705, Copacabana
Rio de Janeiro – RJ
CEP 22060-002

Newsletter

© Dra. Mariana Maldonado - 2020 Todos os direitos Reservados

WhatsApp chat