fbpx

Blog

4 dicas práticas para evitar a Candidíase!

Ardência ao urinar, sensação de coceira leve ou intensa na vulva ou dentro da vagina, dor com a penetração na hora da relação sexual e aquele corrimento branco saindo, tipo uma nata de leite. Isto parece familiar?

Pois é… este é um quadro típico de uma infecção vaginal chamada candidíase ou monilíase, bastante conhecida por quase todas as mulheres.

Estima-se que aproximadamente 75% das mulheres terão, pelo menos, um episódio de candidíase genital ao longo da vida.

A candidíase é uma das causas mais comuns de corrimento vaginal e é provocada por um fungo da espécie Cândida.

A Cândida faz parte da flora natural de micro organismos presente na vagina das mulheres, vivendo em equilíbrio com outras bactérias que também estão por lá e que em situações normais não provocam inflamação.

Por isso, quando uma mulher tem uma infecção por cândida não se pode afirmar categoricamente que ela foi contaminada pelo seu parceiro sexual.

Parece que a via sexual é mais importante nos casos em que o parceiro também tem sintomas ou na candidíase recorrente, quando a mulher tem mais de quatro episódios desta infecção por ano.

Liberte-se da Dor na Relação Sexual: A Cura do Vaginismo ao Alcance da Sua Mão – Baixe meu Ebook agora!

Técnicas Avançadas para Conseguir (ou Turbinar) o Orgasmo – Garanta meu treinamento online agora!

Mas por que então ela resolve aparecer de uma hora para outra?

Para provocar a inflamação, a cândida precisa de um ambiente favorável para se desenvolver. De uma forma geral, pode-se dizer que as situações que levam a uma baixa imunidade são as grandes aliadas deste fungo.

Mulheres que sofrem de diabetes, têm doenças que provocam alterações na resposta imunológica, como a AIDS, fazem tratamentos prolongados com antibióticos ou passam constantemente por situações de estresse, podem estar mais sensíveis a desenvolver a infecção.

As grávidas, as obesas e aquelas que têm hábitos higiênicos e uso de roupas inadequadas também podem ter mais candidíase do que outras mulheres.

Então, o que fazer? O primeiro passo é procurar o ginecologista, o mais breve possível, quando sentir qualquer coisa diferente na região genital. Isso é muito importante para se fazer o diagnóstico e o tratamento corretos.

Apesar de não trazer maiores prejuízos à saúde, a infecção pela cândida pode aumentar as chances da mulher se contaminar com o HIV se transar com alguém contaminado. Por isso é melhor se prevenir usando sempre a camisinha!

Mudar alguns hábitos também pode ajudar a evitar o “ataque” da cândida. O uso freqüente de roupas muito apertadas, protetores íntimos e calcinhas sintéticas ajudam a abafar a vulva e aumentar a umidade local.

Isso é o paraíso para os fungos! Eles adoram ambientes quentinhos e úmidos para fazer a festa, principalmente no verão. Prefira as peças íntimas de algodão e tente evitar o uso de protetores diários de calcinhas. Essas medidas, associadas aos bons hábitos higiênicos são as nossas grandes aliadas nesta briga!

Sente dor para iniciar a penetração vaginal? Baixe meu Ebook agora!

Gostaria de Turbinar o Orgasmo? Garanta meu treinamento online agora!

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

2 respostas para “4 dicas práticas para evitar a Candidíase!”

  1. Olá Francielle,
    Sugiro que o seu namorado seja avaliado o quanto antes por um Urologista para ver o que está acontecendo, ok?

  2. Ao ler sua materia me identifiquei com todos os sintomas, mas o que ainda me preocupa é que meu namorado está com o pênis muito machucado, ao redor trincado e sangra um pouco quando tira. A ponta dele fica cheia de bolinhas vermelhas.

Os comentários estão desativados.

Localização

Av. N. S Copacabana 1072 sala 705, Copacabana
Rio de Janeiro – RJ
CEP 22060-002

Newsletter

© Dra. Mariana Maldonado - 2020 Todos os direitos Reservados

WhatsApp chat