fbpx

Blog

A primeira consulta


É verdade que devemos ensinar as adolescentes a irem ao médico desde cedo, mas quando estará recomendado trocar o pediatra pelo ginecologista?

Qual será o momento certo para ter a primeira consulta com o ginecologista?

 

A primeira consulta

Essa é uma dúvida comum de muitas adolescentes e de seus pais.

Sente dor para iniciar a penetração vaginal? Baixe meu Ebook agora!

Gostaria de Turbinar o Orgasmo? Garanta meu treinamento online agora!

Se “ficar mocinha” não é fácil, imagina ir na primeira consulta com ginecologista…

A Sociedade Brasileira de Ginecologia na Infância e Adolescência recomenda que a primeira consulta seja feita logo após a primeira menstruação, mas sabemos que nem sempre é isso que acontece.

São várias as razões alegadas para adiar esse momento: medo do que vai acontecer na consulta, vergonha de ser examinada, medo de não ter direito ao segredo médico e a mãe acabar descobrindo que foi ao ginecologista, falta de acesso a um serviço de saúde, e por aí vai.

Mas afinal, o que é que acontece nessa primeira consulta?

Posso falar pra vocês que não é nada demais e também nenhum bicho de sete cabeças, viu?

A intenção nesse momento é conversar com a adolescente para saber que tipo de orientações precisa ou se tem alguma situação específica para ser resolvida, além de fazer ao acompanhamento de seu crescimento e desenvolvimento.

São avaliados o peso, a altura, o desenvolvimento dos seios e dos pelos, tanto os da axila quanto os pubianos.

Tudo isso para ver se estão dentro do esperado para a idade, nem mais nem menos.

Em algumas situações específicas alguns exames complementares podem ser solicitados, mas de forma geral o exame mais importante –  e que deveria ser feito de rotina no atendimento à adolescente – é o exame clínico!

Vocês podem imaginar a importância que essa primeira consulta têm? Vou dar só um exemplo muito comum e que já deve ter acontecido com você ou com alguma amiga sua.

Sente dor para iniciar a penetração vaginal? Baixe meu Ebook agora!

Gostaria de Turbinar o Orgasmo? Garanta meu treinamento online agora!

Muitas adolescentes iniciam a vida sexual sem saber como usar um método anticoncepcional corretamente, nem colocar a camisinha direito sabem.

Ficam dependendo do parceiro para colocar e quando o rapaz também é inexperiente…pode imaginar o que acontece, né?

Pior ainda quando começam a tomar pílula sozinhas, sem ao menos saber se podem ou não usar, porque olham na internet como é, ou a amiga toma e ensina, o balconista da farmácia vende sem receita.

Acabam fazendo uma bagunça danada e em alguns casos também colocando a própria saúde em risco!

Tomam errado, esquecem, param no meio e não usam camisinha pra aumentar a proteção e aí, correm um risco ainda maior de gravidez!

Meninas, quando a experiência da primeira consulta é positiva e a adolescente se sente acolhida e respeitada nas suas necessidades, abre-se a possibilidade da formação de um vinculo precioso entre ela e o profissional de saúde e que sem dúvida poderá facilitar e muito os cuidados com a saúde por toda a vida!

Infelizmente, o medo e a vergonha e a falta de acesso a um atendimento acolhedor e respeitoso influenciam tanto que a adolescente pode perder boas oportunidades de se proteger e acabar colocando sua saúde em risco.

A gravidez fora de hora, a contaminação por uma doença sexualmente transmissível como:

  • HPV,

  • HIV,

  • clamidia e gonorreia,

  • sífilis entre outras;

  • além dos altos índices de morte entre as adolescentes devido ao aborto praticado em condições de risco estão os maiores problemas de saúde pública nessa faixa etária.

Se você pensa que é só mulher adulta que vai ao ginecologista e assim mesmo quando está com alguma inflamação ou dores na barriga está muito enganada.

O ideal é que todas as adolescentes que já iniciaram a vida sexual, independentemente da idade, visitem anualmente o ginecologista para fazer esse acompanhamento tão importante.

Ah! E Antes que me perguntem eu já digo: não se apavorem quanto a coleta do preventivo do câncer de colo de útero, também conhecido como papanicolau. Esse exame só está indicado formalmente a partir dos 21 anos de idade.

Para as adolescentes que ainda não começaram a transar, também é recomendada a ida ao ginecologista uma vez ao ano para fazer o acompanhamento do seu crescimento e desenvolvimento, tirar dúvidas e buscar orientações sobre sua saúde.

Viram? O bicho não é tão feio quanto parece!

É muito importante encontrar um bom ginecologista que você possa confiar para te acompanhar nessa fase tão importante da vida!

Esse é o melhor momento para perguntar, tirar suas dúvidas e começar a construir o vínculo necessário para ajudar você a cuidar melhor da sua saúde.

Por isso, meninas, coragem e chega de vergonha! É muito melhor prevenir do que remediar!

Sente dor para iniciar a penetração vaginal? Baixe me!u Ebook agora!

Gostaria de Turbinar o Orgasmo? Garanta meu treinamento online agora

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

16 respostas para “A primeira consulta”

  1. O que você acha, Tatyane? É claro que sim! Se tem algo diferente com o seu corpo, vc só vai descobrir o que é indo ao médico, ok?

  2. olá Dra.
    Tenho 18 anos, já faz uns 4 meses, estou com uma dor pélvica estranha e com dor ao urinar. Minha urina está com um cheiro diferente. PRECISO IR AO GINECOLOGISTA?,obrigada.

  3. Iandra,
    Nos primeiros 2 anos após a primeira mentruação é esperado que a menina fique mesmo com a menstruação irregular até que o seu corpo se “acostume” com a novidade. Minha sugestão é que converse com o ginecologista pois existem diversas opções de tratamento para resolver o problema se for necessário, ok?

  4. Olá, tenho 14 anos e a minha menstruação veio pela primeira vez em janeiro do ano passado e até hoje ela não regulou. Tem vezes que ela não vem, eu queria saber se isso é normal e quanto tempo vai durar? beijos.. espero sua resposta!

  5. Essa pode ser a sua percepção, Débora, não necessariamente corresponde a realidade. Com 14 anos, vc ainda tem muito o que desenvolver, mas vale a pena consultar o ginecologista para saber se o seu desenvolvimento está de acordo com a sua idade, ok?

  6. Olá Carem,
    Com 12 anos vc está em plena fase de desenvolvimento. É importante consultar o médico para saber se seus seios realmente não se desevolveram ou se vc é que acha que estão pequenos, ok?

  7. Olá Valquiria,
    Olá Ranielly,
    Existem mulheres com mais pelos do que outras, principalmente as que tem ascendência árabe ou portuguesa. Mais importante do que ter muito ou pouco pelo é saber se eles estão crescendo onde devem crescer. Por isso, é fundamental consultar o ginecologista para fazer essa avaliação e ver se é normal ou não, ok?

  8. Ola, Dra. tenho 17 anos e problemas de ter muitos pelos pelo corpo (todo), mas muito mesmo! Sinto muita vergonha! Isso é normal?
    obrigado!

  9. Olá Catia,
    O corpo da mulher desenvolve até aos 18/20 anos. Só depois disso é que pode-se dizer como o corpo da adolescente ficará. É importante que sua filha seja avaliada pelo médico para ver se os seios estão mesmo pequenos para a idade dela, ou se ela é que não está satisfeita com o tamanho, ok?

  10. Olá Line,
    O exame a ser pedido dependerá da avaliação pessoal do médico, baseado na sua história e no exame físico. Nas virgens, o exame preventivo é feito com o auxilio de um cotonete para colher a secreção vaginal. Se for necessário, o médico pode usar um especulo (que é o aparelho que usamos para a coleta do papanicolaou)especial para virgens, ok?

  11. Minha filha tem 16 anos, nunca foi ao ginecologista. Ela tem muita vergonha, pois tem os seios muito pequenos. Será que ainda vão crescer? Até quantos anos os seios podem se desenvolver? Aguardo sua resposta. Obrigada

  12. Olá, doutora! Nos últimos meses, eu tenho sentido uma dor pélvica acompanhada de um corrimento marrom claro, com consistência de muco e cheiro estranho. Acontece que sou virgem e gostaria de saber que tipo de exame o médico pede e como é feito o papanicolau em mulheres virgens. Agradeço a atenção.

Os comentários estão desativados.

Localização

Av. N. S Copacabana 1072 sala 705, Copacabana
Rio de Janeiro – RJ
CEP 22060-002

Newsletter

© Dra. Mariana Maldonado - 2020 Todos os direitos Reservados

WhatsApp chat