• Apresentação
  • Filosofia
  • Atividade Profissional
  • Atividade Científica
  • Cursos e Títulos

Mariana Maldonado é médica desde 1998 e especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Sexualidade Humana, pós graduada em Homeopatia e com MBA em gestão de Saúde pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Dedica a sua carreira a ajudar as mulheres a cuidar melhor da saúde de diferentes formas:

  • Atendendo em seu consultório particular de forma personalizada e humanizada mulheres de todas as idades, priorizando as atividades de prevenção em saúde.
  • Abordando temas polêmicos de forma clara e objetiva no seu livro – Palavra de Mulher – Histórias de Amor e de Sexo(em co-autoria com sua mãe, a psicóloga Maria Tereza Maldonado), nos seus artigos e vídeos na web, em entrevistas de jornais, programas de rádio / televisão e nas suas palestras, transforma conceitos amplos em dicas práticas que podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Adoro cuidar das mulheres, seres tão complexos e especiais. E é aí que está o segredo de todo bom profissional: amar e demonstrar seu amor por tudo o que faz!

Desde 1998 exerço a profissão de médica trabalhando pelo bem estar e pela saúde das mulheres nas diversas fases da vida, mas a minha paixão pela medicina é bem mais antiga. Ainda pequena aprendi que o cuidado e o respeito ao próximo são grandes virtudes. O interesse pelo universo feminino fez com que eu me dedicasse a Ginecologia, que além de cuidar da saúde das mulheres, inclui na Obstetrícia, o cuidado com a vida desde a fase de embrião até o momento mágico do nascimento.

Não satisfeita, senti que meu trabalho poderia melhorar ainda mais: fui estudar Sexologia e Homeopatia, com o objetivo de ampliar meu arsenal terapêutico e o meu olhar sobre a saúde da mulher.

Mas não eu poderia parar por aí, afinal, em tempos de globalização, um profissional bem qualificado deve estar sempre atualizado e informado. Ao longo desses anos, tenho participado de vários congressos especializados, publiquei trabalhos científicos, fiz um MBA em Saúde, realizei inúmeras palestras para o grande público e treinamentos para profissionais de saúde no Brasil e no exterior, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços prestados por estes profissionais e estimulando o potencial multiplicador de suas ações.

Multiplicação? Eis a palavra mágica que me abriu as asas para vôos maiores. A multiplicação das minhas ações como educadora e formadora de opinião. Assim nasceu o meu primeiro trabalho editorial – O Palavra de Mulher – Histórias de Amor e Sexo – escrito com a minha mãe, a psicóloga Maria Tereza Maldonado, uma das mais brilhantes educadoras desse país.

Com as minhas participações em entrevistas de televisão, jornal e rádio, e recentemente com meus artigos e vídeos na web, sigo trilhando firme e forte o caminho da multiplicação ajudando a essa população tão sofrida e carente de informações a entender mais e melhor sobre sua saúde. Durante os quase oito anos que trabalhei na Rádio Tupi, sendo três deles à frente do programa dominical – Palavra de Mulher – senti na pele o poder da comunicação em massa. Como é bom saber que de alguma forma sempre podemos ajudar a quem precisa, nem que seja com uma palavra amiga.

Para mim, ser médica é muito mais do que atender, examinar, prescrever. Orientar e informar são ações tão importantes quanto qualquer medicamento. Por isso é que eu digo: a informação é sempre a melhor prevenção!

  • Consultora em temas de Saúde Sexual e Reprodutiva para instituições públicas, privadas e ONG´s no Brasil e no exterior.
  • Apresentadora do programa semanal “Palavra de Mulher”, na Radio Tupi de 2008 a 2011
  • Membro da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro (SGORJ)
  • Membro da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH)
  • Membro da International Society for Sexual Medicine (ISSM)

Congressos (conferencista):

XIV Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana.   Tema: Mesa Redonda: Educação Sexual – O que realmente existe? – tema: Através do Rádio – Rio de Janeiro, RJ – dez 2013

XVII Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Região Sudeste do Rio de Janeiro.   Tema: Debate informal: Abstinência Sexual: Justificável? Rio de Janeiro, RJ – abril 2011

Curso de Educação Médica Continuada da SGORJ – Queixas Sexuais – Diagnóstico e Conduta.   Tema: Discussão informal: Como conduzir casais com disfunção sexual? Rio de Janeiro, RJ – dez 2010

Congressos (participação):

XXII Congresso Mundial de Ginecologia e Obstetrícia - FIGO - Rio de Janeiro, RJ – 2018

XV Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana.  Evento on line, via internet. Rio de Janeiro, RJ – 2015

56 Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetricia – FEBRASGO. Brasilia – DF – 2015

55 Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetricia – FEBRASGO. Brasilia – DF – 2013

XIV Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana.  Rio de Janeiro, RJ –  2013

IV Simpósio Brasileiro de Papilomavirose Humana. Rio de Janeiro, RJ – 2013

Curso de Educação Médica Continuada da SGORJ – Queixas Sexuais – Diagnóstico e Conduta. Rio de Janeiro, RJ – 2010

Trabalhos Científicos:

Saúde Reprodutiva Pós Aborto: Experiência Piloto de Atendimento Humanizado Co-autora    Apresentado em pôster durante a XXVII Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro    Rio de Janeiro, RJ – 2005

Serviços de Saúde Reprodutiva para Adolescentes em Situação de Extremo Risco Social na Cidade de Fortaleza – Ceará Co-autora    Apresentado em pôster, durante a XXVII Jornada Cearense de Ginecologia e Obstetrícia em Fortaleza – Ceará    Fortaleza, CE – 2004

City Youth Project: STI/HIV/AIDS prevention for adolescents in extreme social risk in Brazil Co-autora    Apresentado em pôster durante a XV Conferência Internacional de AIDS    Bangkok, Tailândia – julho 2004

Reduzindo as vulnerabilidades em Saúde Sexual e Reprodutiva das mulheres em situação de violência de gênero: oportunidades no atendimento ginecológico XVII Congresso Mundial de Ginecologia e Obstetrícia    Figo, 2003

Palestras:

Nas Teias do Amor e do Sexo –  Como apimentar uma relação duradoura? O que bloqueia e o que estimula a relação? Como integrar maternidade e sexualidade? – Um bate papo com o público em parceria com a psicóloga e escritora Maria Tereza Maldonado – Cine Joia – Copacabana – RJ, fevereiro 2016

Treinamentos:

Curso Teórico-Prático de APA/AMIU (Atenção Pós Aborto/Aspiração Manual Intra-Uterina) no Hospital Municipal Paulino Werneck no Rio de Janeiro  Facilitadora 2007

Integración de Servicios de ITS/VIH/SIDA en Programas de Salud Sexual y Reproductiva de afiliadas de la Federación Internacional de Planificación Familiar en 6 países (El Salvador, Nicaragua, Trinidad e Tobago, Venezuela, Bolivia y Guatemala)    Facilitadora 2002 e 2003.

Aconselhamento em Saúde Sexual e Reprodutiva, financiado pelo Fundo Populacional das Nações Unidas (FNUAP) para profissionais de saúde de Cabo Verde e Guiné Bissau, África    Facilitadora 2002.

Cursos Superiores:

  • Graduação em Medicina – UERJ – Faculdade de Ciências Médicas – 1998

Títulos:

  • Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) – FEBRASGO – 2001
  • Especialista em Homeopatia Clínica – SHOERJ – 2002
  • Especialista em Sexologia Clinica – Terapia Sexual pela SBRASH – 2004
  • Certificado de Atuação na Área de Sexologia em Ginecologia e Obstetrícia – AMB/FEBRASGO – 2014

Curso de especialização:

  • Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia – Instituto Fernandes Figueira, 2001

Cursos de Pós-graduação:

  • em Sexualidade Humana – Universidade Gama Filho, 2001
  • em Homeopatia Clínica – Sociedade de Homeopatia do Estado do Rio de Janeiro, 2002
  • MBA em Gestão da Saúde – FGV, 2005
WhatsApp chat