Terapia Sexual

Muita gente me pergunta o que é terapia sexual e o que ela trata. Pois bem, vamos às respostas!

O que é terapia sexual e como ela pode ajudar?

É o tratamento de problemas sexuais psicológicos e/ou orgânicos que afetam negativamente a vida da pessoa trazendo sofrimento individual e/ou dificuldades de relacionamento do casal.

Diferente de outras formas de tratamento, a sua proposta é ser breve e com foco no problema sexual, de forma clara e objetiva. O Terapeuta combina exercícios sexuais para estimular o auto conhecimento e o erotismo entre o casal, com uma psicoterapia breve para trabalhar dificuldades emocionais e comportamentais. É possível a associação com outras formas de terapia, dependendo da experiência do profissional. Ela pode ser feita por pessoas com ou sem parceiros.

Somente MÉDICOS E PSICÓLOGOS estão autorizados a atender em Sexologia Clínica, pois só esses profissionais têm o conhecimento e habilidades técnicas necessárias para tratar doenças e dificuldades sexuais. Mas atenção gente! Para aumentar as chances de sucesso de seu tratamento e evitar o desperdício de tempo e dinheiro, é fundamental procurar um profissional que tenha feito o curso de pós-graduação/mestrado em Sexualidade Humana e esteja devidamente habilitado e certificado para atuar como Terapeuta Sexual. Isso não significa que profissionais de outras áreas – como parteiras, enfermeiras, fisioterapeutas, terapeutas holísticos e professores – não possam ter conhecimento e habilidades sexológicas, mas sua formação só permite uma ação estritamente informativa e educacional, exceto se trabalharem em equipe com profissionais capacitados no atendimento.

Quais são principais problemas sexuais?

Na mulher, as queixas sexuais mais comuns são: diminuição ou ausência do desejo sexual, diminuição da lubrificação vaginal, dificuldades ou ausência do orgasmo e as dores durante ou logo ao iniciar a penetração vaginal.

As dores que acontecem logo ao iniciar a penetração vaginal, dificultando ou até mesmo impedindo o sexo vaginal merecem destaque, pois é muito mais comum do que vocês podem imaginar! Claro que existem muitas causas para isso, desde irritações locais, inflamações crônicas, alterações hormonais ou da anatomia vaginal, mas muitas mulheres que sofrem com esse problema são totalmente normais do ponto de vista genital. Essa situação faz parte de um quadro mais complexo chamado Vaginismo e que precisa de diagnostico e tratamento específicos. Na aba Para Você Ler, você vai encontrar vários textos e vídeos meus sobre o tema. Vai lá conferir!

No homem, as dificuldades de ereção e a ejaculação precoce são os problemas mais encontrados.

Quando fazer terapia?

Se o problema sexual é capaz de causar sofrimento físico e/ou psicológico, está mais do que na hora de procurar a ajuda de um terapeuta especializado. Se estiver em uma relação de casal, sempre que um problema sexual afetar uma ou ambas as partes, a terapia estará indicada.

Mariana Maldonado é médica especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Sexologia Clinica, além de Pós Graduada em Homeopatia e com Certificado de Atuação na Área de Sexologia em Ginecologia e Obstetricia pela FEBRASGO. Dedica sua carreira à ajudar mulheres de todas as idades nos cuidados com a saúde nas diferentes etapas da vida!
WhatsApp chat