fbpx

Blog

Você conhece a pílula do dia seguinte?

A pílula anticoncepcional de emergência, também chamada de “pílula do dia seguinte”, é um método que as mulheres podem usar para evitar a gravidez depois de uma relação sexual sem proteção.

Esta situação pode ocorrer quando: a mulher tem relações sexuais, mas não estava usando nenhum método anticoncepcional; acontece um acidente com o uso do método utilizado (a camisinha rompeu, rasgou; o diafragma saiu do lugar; a mulher esqueceu de tomar a sua pílula por 2 ou mais dias; esqueceu da data da injeção) ou em casos de violência sexual.

Apesar de estar aparecendo na mídia com freqüência nos últimos meses, este não é um método novo. Os primeiros relatos do seu uso datam de 1964 e de lá pra cá vem se modernizando, aumentando sua eficácia (é capaz de evitar a gravidez em 75 a 90% dos casos, dependendo do esquema utilizado) com menos efeitos colaterais para quem usa. É importante ressaltar que este não é um método abortivo e não é capaz de causar nenhum dano à mulher que por acaso utilizou o medicamento já estando grávida.

Liberte-se da Dor na Relação Sexual: A Cura do Vaginismo ao Alcance da Sua Mão – Baixe meu Ebook agora!

Técnicas Avançadas para Conseguir (ou Turbinar) o Orgasmo – Garanta meu treinamento online agora!

Estas pílulas podem ser tomadas em dose única, até 3 dias após a relação sexual sem proteção e, quanto mais cedo forem utilizadas (de preferência nas primeiras 24 horas), maior será a chance de se evitar uma gravidez não planejada.

Na impossibilidade de utilização destes produtos, as pílulas comuns (combinadas de estrogênio e progesterona) também podem servir como anticoncepcionais de emergência, desde que contenham tipos e dosagens de hormônios específicos. Por isso, é fundamental a orientação de um profissional de saúde.

Algumas mulheres podem ter efeitos colaterais quando utilizam estes métodos (como enjôos, vômitos e dor de cabeça), mas que geralmente se resolvem em 24 horas. Apesar de não ter contra-indicações, estas pílulas não deve ser utilizada de rotina, e sim somente para os casos de EMERGÊNCIA, como nas situações descritas acima.

Na prática moderna do Planejamento Familiar, a pílula de emergência ocupa papel de destaque por ser a única capaz de evitar a gravidez depois da relação sexual. A utilização deste método é um direito das mulheres e da sociedade em geral, e não deve ser limitada por questões políticas, morais ou religiosas.

Sente dor para iniciar a penetração vaginal? Baixe meu Ebook agora!

Gostaria de Turbinar o Orgasmo? Garanta meu treinamento online agora!

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Localização

Av. N. S Copacabana 1072 sala 705, Copacabana
Rio de Janeiro – RJ
CEP 22060-002

Newsletter

© Dra. Mariana Maldonado - 2020 Todos os direitos Reservados

WhatsApp chat