Doutora Mariana Maldonado

Espaço Mulher

Esse é um espaço feito para quem quer saber mais sobre saúde, relacionamento e intimidade. Os assuntos estão agrupados por temas para facilitar a sua procura. Aqui você estará sempre bem informado! Palavra de mulher!

Assinatura

Ponha seu email no campo abaixo para receber as novidades do site:

feed

Ou assine meu RSS!

Pílulas esquecidas: o que fazer?

Publicado no dia 20 de janeiro de 2005   Temas: Artigos, Métodos anticoncepcionais

O uso de pílulas anticoncepcionais é uma das formas mais antigas e eficazes para evitar a gravidez. Lançadas na década de 60, foram importantes na emancipação sexual das mulheres, que passaram a ter mais liberdade para transar sem o temor de ter uma gravidez fora de hora. Mas por outro lado, estas pílulas tinham uma dose muito alta de hormônios (estrogênio e progesterona) e por isso muitos efeitos colaterais, incluindo trombose e infarto do coração. De lá pra cá, muita coisa mudou: surgiram outras pílulas com novos hormônios e doses reduzidas, causando um mínimo de efeitos colaterais e riscos para a saúde, mas mantendo o máximo de proteção contra a gravidez.

No Brasil, a pílula anticoncepcional (seja a combinada - que contém estrogênio e progesterona – ou somente com progesterona – a minipílula ou pílula da amamentação) é o método mais utilizado pelas mulheres, depois da ligadura de trompas. Quando usadas de forma correta e regular, previnem a gravidez em mais de 99% das vezes. Já está mais do que provado que a principal causa de gravidez em usuárias de pílulas é o seu uso incorreto, seja por falta de orientação ou por simples esquecimento.

E por falar em uso correto, nunca é demais lembrar como estas pílulas devem ser usadas: para quem está começando com as pílulas combinadas (as mais comumente utilizadas pelas mulheres em geral), deve-se dar preferência às de baixa dosagem (35, 30, 20 ou 15 mcg de etinilestradiol). A primeira cartela deve ser iniciada no primeiro dia do ciclo menstrual (no primeiro dia da menstruação) e no horário mais conveniente para mulher. A forma de usar é simples: tomar uma pílula por dia, sempre respeitando o horário escolhido.

Mas o que fazer quando se esquece de tomar a pílula? A resposta é simples: depende do tipo de pílula que se está usando (se é combinada ou só de progesterona), sua dosagem e formulação (se é de uso contínuo – sem interrupção - ou com intervalos). De uma forma geral, estas são as orientações sobre o que fazer em caso de esquecimento das pílulas combinadas:

Esqueceu de tomar uma pílula:

  • Tomar a pílula esquecida assim que lembrar e seguir tomando a cartela normalmente. Se a pílula esquecida só for lembrada no momento da próxima tomada, pode-se tomar as duas pílulas ao mesmo tempo!
  • Não é necessário usar métodos adicionais (como por exemplo, a pílula de emergência ou do dia seguinte).

Esqueceu de tomar duas ou mais pílulas:

  • Tomar a primeira pílula esquecida assim que lembrar. Depois, seguir tomando a cartela normalmente ou então descartar os comprimidos esquecidos para continuar com a ordem inicial. Não é preciso interromper a cartela.
  • Se o esquecimento aconteceu na última semana da cartela (últimos 7 comprimidos), as pílulas restantes deverão ser tomadas até o final, descartando-se os esquecidos. Uma nova cartela deve ser iniciada logo em seguida, sem intervalos.
  • Em qualquer caso, é muito importante utilizar uma proteção extra (como a camisinha) ou não ter relações sexuais até ter tomado a pílula por 7 dias consecutivos.
  • Se a mulher esqueceu de tomar duas ou mais pílulas da cartela e teve uma relação sexual desprotegida neste período, ela deve usar a pílula de emergência e seguir as recomendações dos itens 1, 2 e 3.

E não esqueça: nenhum método é 100% seguro! As chances de falha da pílula aumentam se não forem usadas corretamente. Além disso, estas recomendações são gerais, não substituem a orientação médica e nem o uso da camisinha, que é o único método que confere dupla proteção: contra a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis!

16 comentários

  • Mayara disse:

    Depois que eu termino a cartela demora uns 5 dias para começar a mestruação,se eu transar durante esse periodo posso engravidar?

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Olá Mayara,
    Mesmo durante o período da pausa entre as cartelas vc está protegida da gravidez. Só não esqueça de recomeçar a nova cartela dentro do período indicado pelo fabricante, ok?

  • ana paula disse:

    Dra Mariana reiniciei o uso da pílula no último dia 30, primeiro dia de meu ciclo. Tive uma relação no dia 3, estava na quinta pílula. Gostaria de saber se há o risco de uma gravidez não desejada. Obrigada pela atenção.

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Olá Ana Paula,
    A pílula anticoncepcional combinada (estrogênio + progesterona) protege você da gravidez desde o primeiro dia de uso, desde que usada corretamente. Essa história de ter que esperar 1 mês é mito, ok?

  • Kelly de Souza Barbosa disse:

    Dra.Mariana, esqueci de tomar a pilula um dia, estou desesperada pois no dia que esqueci tive relação com meu marido. Será que tem alguma chance de engravidar? Obs: tomo pílula há 12 anos. Me mande uma resposta por favor. Obrigada!

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Olá Kelly,
    Toda vez que não se usa a pílula da forma correta, as chances de engravidar aumentam e isso independe do tempo que vc usa o anticoncepcional. Mesmo usando há 12 anos isso não garante que vc não engravide se tomar da forma errada, ok?

  • karina disse:

    Doutora, gostaria de saber se posso iniciar a cartela da pílula com três dias de atraso? É que depois da pausa eu esqueci de tomar…como preceder? me ajude por favor! Desde já agradeço.

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Olá Karina,
    Se vc recomeçar a nova cartela da forma errada, o risco de engravidar é maior. Sugiro que procure seu ginecologista para saber como proceder. Até lá use sempre a camisinha, ok?

  • sandra disse:

    Doutora,
    Eu tomo anticoncepcional há algum tempo, só que um dia esqueci de tomar e depois de alguns dias tive relação com meu namorado e ele ejaculou dentro de mim. Posso ficar grávida pelo fato de ter esquecido uma pílula?

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Se vc deixou para trás essa pílula esquecida, vc pode engravidar sim, Sandra. Toda vez que se usa a pílula de forma errada, a chance de engravidar aumenta. Se vc anda muito esquecida, é melhor conversar com seu médico e mudar de anticoncepcional, ok?

  • Ana disse:

    Doutora, atrasei minha pilula 5 horas do horário normal, isso foi na ultima semana da cartela. Será que tenho que me cuidar na pausa? Ou isso não interfere?

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Vc não precisa ser ficar tão preocupada com o horário de tomada da pílula, Ana, afinal, isso não é antibiótico. O que vc precisa é escolher um turno para a tomada (manhã, tarde ou noite). Se atrasar algumas horas não tem problema, o que não pode fazer é pular a pílula esquecida, ok?

  • kamila disse:

    Doutora, eu esqueci de tomar a pilula num domingo e tive relação sexual com meu namorado. Na segunda quando fui tomar a de segunda tomei 2 pilulas. Só que estava na ultima semana da cartela. Tem perigo de engravidar?

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Olá Kamila,
    Toda vez que se usa o método anticoncepcional de forma incorreta as chances de gravidez aumentam. Sugiro que se a sua menstruação não descer que converse com o seu médico a respeito, ok?

  • Carol disse:

    Doutora, esqueci de tomar duas pílulas da segunda semana da cartela e tive uma relação sexual desprotegida. Interrompi a cartela e tomei a pílula de emergencia no dia seguinte. Depois de quanto tempo eu posso voltar a tomar as pilulas convencionais?

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Só depois que a próxima menstruação chegar, Carol. Enquanto isso, não deixe de se proteger usando camisinha,ok?

Deixe seu Comentário!

Comentário

design: Hungry Mind