fbpx

Blog

Pílulas esquecidas: o que fazer?

O uso de pílulas anticoncepcionais é uma das formas mais antigas e eficazes para evitar a gravidez. Lançadas na década de 60, foram importantes na emancipação sexual das mulheres, que passaram a ter mais liberdade para transar sem o temor de ter uma gravidez fora de hora. Mas por outro lado, estas pílulas tinham uma dose muito alta de hormônios (estrogênio e progesterona) e por isso muitos efeitos colaterais, incluindo trombose e infarto do coração. De lá pra cá, muita coisa mudou: surgiram outras pílulas com novos hormônios e doses reduzidas, causando um mínimo de efeitos colaterais e riscos para a saúde, mas mantendo o máximo de proteção contra a gravidez.

Liberte-se da Dor na Relação Sexual: A Cura do Vaginismo ao Alcance da Sua Mão – Baixe meu Ebook agora!

Técnicas Avançadas para Conseguir (ou Turbinar) o Orgasmo – Garanta meu treinamento online agora!

No Brasil, a pílula anticoncepcional (seja a combinada – que contém estrogênio e progesterona – ou somente com progesterona – a minipílula ou pílula da amamentação) é o método mais utilizado pelas mulheres, depois da ligadura de trompas. Quando usadas de forma correta e regular, previnem a gravidez em mais de 99% das vezes. Já está mais do que provado que a principal causa de gravidez em usuárias de pílulas é o seu uso incorreto, seja por falta de orientação ou por simples esquecimento.

E por falar em uso correto, nunca é demais lembrar como estas pílulas devem ser usadas: para quem está começando com as pílulas combinadas (as mais comumente utilizadas pelas mulheres em geral), deve-se dar preferência às de baixa dosagem (35, 30, 20 ou 15 mcg de etinilestradiol). A primeira cartela deve ser iniciada no primeiro dia do ciclo menstrual (no primeiro dia da menstruação) e no horário mais conveniente para mulher. A forma de usar é simples: tomar uma pílula por dia, sempre respeitando o horário escolhido.

Mas o que fazer quando se esquece de tomar a pílula? A resposta é simples: depende do tipo de pílula que se está usando (se é combinada ou só de progesterona), sua dosagem e formulação (se é de uso contínuo – sem interrupção – ou com intervalos). De uma forma geral, estas são as orientações sobre o que fazer em caso de esquecimento das pílulas combinadas:

Esqueceu de tomar uma pílula:

  • Tomar a pílula esquecida assim que lembrar e seguir tomando a cartela normalmente. Se a pílula esquecida só for lembrada no momento da próxima tomada, pode-se tomar as duas pílulas ao mesmo tempo!
  • Não é necessário usar métodos adicionais (como por exemplo, a pílula de emergência ou do dia seguinte).

Esqueceu de tomar duas ou mais pílulas:

  • Tomar a primeira pílula esquecida assim que lembrar. Depois, seguir tomando a cartela normalmente ou então descartar os comprimidos esquecidos para continuar com a ordem inicial. Não é preciso interromper a cartela.
  • Se o esquecimento aconteceu na última semana da cartela (últimos 7 comprimidos), as pílulas restantes deverão ser tomadas até o final, descartando-se os esquecidos. Uma nova cartela deve ser iniciada logo em seguida, sem intervalos.
  • Em qualquer caso, é muito importante utilizar uma proteção extra (como a camisinha) ou não ter relações sexuais até ter tomado a pílula por 7 dias consecutivos.
  • Se a mulher esqueceu de tomar duas ou mais pílulas da cartela e teve uma relação sexual desprotegida neste período, ela deve usar a pílula de emergência e seguir as recomendações dos itens 1, 2 e 3.

E não esqueça: nenhum método é 100% seguro! As chances de falha da pílula aumentam se não forem usadas corretamente. Além disso, estas recomendações são gerais, não substituem a orientação médica e nem o uso da camisinha, que é o único método que confere dupla proteção: contra a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis!

Sente dor para iniciar a penetração vaginal? Baixe meu Ebook agora!

Gostaria de Turbinar o Orgasmo? Garanta meu treinamento online agora!

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

16 respostas para “Pílulas esquecidas: o que fazer?”

  1. Só depois que a próxima menstruação chegar, Carol. Enquanto isso, não deixe de se proteger usando camisinha,ok?

  2. Doutora, esqueci de tomar duas pílulas da segunda semana da cartela e tive uma relação sexual desprotegida. Interrompi a cartela e tomei a pílula de emergencia no dia seguinte. Depois de quanto tempo eu posso voltar a tomar as pilulas convencionais?

  3. Olá Kamila,
    Toda vez que se usa o método anticoncepcional de forma incorreta as chances de gravidez aumentam. Sugiro que se a sua menstruação não descer que converse com o seu médico a respeito, ok?

  4. Doutora, eu esqueci de tomar a pilula num domingo e tive relação sexual com meu namorado. Na segunda quando fui tomar a de segunda tomei 2 pilulas. Só que estava na ultima semana da cartela. Tem perigo de engravidar?

  5. Vc não precisa ser ficar tão preocupada com o horário de tomada da pílula, Ana, afinal, isso não é antibiótico. O que vc precisa é escolher um turno para a tomada (manhã, tarde ou noite). Se atrasar algumas horas não tem problema, o que não pode fazer é pular a pílula esquecida, ok?

  6. Doutora, atrasei minha pilula 5 horas do horário normal, isso foi na ultima semana da cartela. Será que tenho que me cuidar na pausa? Ou isso não interfere?

  7. Se vc deixou para trás essa pílula esquecida, vc pode engravidar sim, Sandra. Toda vez que se usa a pílula de forma errada, a chance de engravidar aumenta. Se vc anda muito esquecida, é melhor conversar com seu médico e mudar de anticoncepcional, ok?

  8. Doutora,
    Eu tomo anticoncepcional há algum tempo, só que um dia esqueci de tomar e depois de alguns dias tive relação com meu namorado e ele ejaculou dentro de mim. Posso ficar grávida pelo fato de ter esquecido uma pílula?

  9. Olá Karina,
    Se vc recomeçar a nova cartela da forma errada, o risco de engravidar é maior. Sugiro que procure seu ginecologista para saber como proceder. Até lá use sempre a camisinha, ok?

  10. Doutora, gostaria de saber se posso iniciar a cartela da pílula com três dias de atraso? É que depois da pausa eu esqueci de tomar…como preceder? me ajude por favor! Desde já agradeço.

  11. Olá Kelly,
    Toda vez que não se usa a pílula da forma correta, as chances de engravidar aumentam e isso independe do tempo que vc usa o anticoncepcional. Mesmo usando há 12 anos isso não garante que vc não engravide se tomar da forma errada, ok?

  12. Dra.Mariana, esqueci de tomar a pilula um dia, estou desesperada pois no dia que esqueci tive relação com meu marido. Será que tem alguma chance de engravidar? Obs: tomo pílula há 12 anos. Me mande uma resposta por favor. Obrigada!

  13. Olá Ana Paula,
    A pílula anticoncepcional combinada (estrogênio + progesterona) protege você da gravidez desde o primeiro dia de uso, desde que usada corretamente. Essa história de ter que esperar 1 mês é mito, ok?

  14. Dra Mariana reiniciei o uso da pílula no último dia 30, primeiro dia de meu ciclo. Tive uma relação no dia 3, estava na quinta pílula. Gostaria de saber se há o risco de uma gravidez não desejada. Obrigada pela atenção.

  15. Olá Mayara,
    Mesmo durante o período da pausa entre as cartelas vc está protegida da gravidez. Só não esqueça de recomeçar a nova cartela dentro do período indicado pelo fabricante, ok?

  16. Depois que eu termino a cartela demora uns 5 dias para começar a mestruação,se eu transar durante esse periodo posso engravidar?

Os comentários estão desativados.

Localização

Av. N. S Copacabana 1072 sala 705, Copacabana
Rio de Janeiro – RJ
CEP 22060-002

Newsletter

© Dra. Mariana Maldonado - 2020 Todos os direitos Reservados

WhatsApp chat