Dra. Mariana Maldonado - Ginecologia, Homeopatia, Terapia Sexual

Sexo e menstruação

Existe relação entre tesão e menstruação?

A mulher quando está menstruada tem mais vontade de transar ou a relação sexual durante a menstruação não é recomendada? Transar menstruada faz mal a saúde? Pode transmitir doenças? Estas e outras perguntas são freqüentes no dia-a-dia do ginecologista, pois esta relação (se é que existe mesmo) entre tesão e menstruação sempre despertou muita dúvida e curiosidade – e não é de hoje. O mito da menstruação como sendo a “limpeza” do útero, a crença de que a mulher menstruada fica “suja” e que, por isso, não deve transar ainda é muito presente. Na verdade, o sangue da menstruação não é nenhuma sujeira nem tampouco significa um processo de limpeza. É um acontecimento natural na vida da mulher e indica somente que naquele mês ela não engravidou.

Transar durante a menstruação é uma questão de gosto, uma opção da mulher ou do casal e não traz nenhum problema para a saúde, exceto nos casos em que a mulher for portadora do vírus da AIDS (o HIV), pois o parceiro ao entrar em contato com o sangue contaminado pode aumentar as suas chances de contrair a doença. Existem casais que evitam as relações sexuais durante a menstruação por questões de higiene, outros são indiferentes e alguns até gostam, dizem que facilita a penetração.

Com relação ao desejo sexual, a mulher pode sentir tesão em qualquer época do mês – durante a menstruação, na ovulação ou na fase pré-menstrual – basta ser estimulada e estar receptiva para isto acontecer. Existem alguns estudiosos que defendem a teoria de que a mulher fica com mais vontade de transar durante a menstruação e esta, definitivamente, não é uma relação de causa-efeito. Estas pessoas insistem em comparar a mulher aos outros animais que têm relações sexuais quando estão no cio. Mas, no caso da espécie humana, a natureza nos brindou com um atributo único em relação às demais: a capacidade de pensar e ter prazer. De fato, algumas mulheres dizem que durante a menstruação têm mais vontade de transar, mais isto não é a regra e nem deve ser motivo de preocupação para aquelas que não têm!

E quando chega a menopausa e a menstruação acaba? Será que a vontade de transar também some? Entre os 45 e os 55 anos a menopausa chega para a maioria das mulheres, que continuam vivas e em perfeitas condições de continuar tendo uma vida sexual plena e bastante satisfatória. Exemplo disso é o relato de mulheres que dizem que o seu tesão aumentou e que descobriram o orgasmo só depois da menopausa, quando ficaram livres do medo de engravidar.

É muito importante que o parceiro também entenda que a menstruação faz parte de um processo natural da vida da mulher e que não é uma doença. Já foi o tempo em que a mulher menstruada não saía de casa, não lavava a cabeça e não transava. Hoje, a mulher menstrua, usa absorvente interno e ninguém sabe, às vezes nem o próprio parceiro. Por isso, uma boa conversa é fundamental para que o casal possa decidir junto como quer viver a sua vida sexual, independentemente da menstruação.

Mariana Maldonado
Mariana Maldonado é médica especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Sexologia Clinica, além de Pós Graduada em Homeopatia e com Certificado de Atuação na Área de Sexologia em Ginecologia e Obstetricia pela FEBRASGO. Dedica sua carreira à ajudar mulheres de todas as idades nos cuidados com a saúde nas diferentes etapas da vida!
  • Sueli

    Boa Tarde Drª.
    Eu fiz exame de sorologia de herpes e constou que eu já tive contato com o herpes genital, mas hoje possuo o anticorpo da doença, se por acaso eu transar menstruada com o meu marido, o herpes pode se manifestar? ou pode ser que nunca mais eu manifeste o virus?

  • Dra. Mariana Maldonado

    Olá Sueli,
    O fato de transar menstruada em nada afeta o aparecimento de um nova lesão do herpes. O importante saber é que agora vc também transmite o vírus, independente da presença de alguma lesão. É possível que ele nunca mais se manifeste, mas isso só o tempo dirá, ok?

  • Catarina

    Olá Dra Mariana Maldonado
    Tenho tido relações sexuais com o meu namorado durante a menstruação, mas ultimamente tive algumas infecções urinárias. Existe alguma relação?

  • Dra. Mariana Maldonado

    Olá Catarina,
    Não vejo relação entre a menstruação e a infecção urinária, mas sim com a relação sexual. A causa mais comum de infecção urinária na mulher é o trauma da relação sexual. Existem algumas forma de evitar essa situação, sugiro que converse com o seu médico a respeito, ok?

  • Caroline

    Eu gostaria de saber se ter relações sexuais na menstruação aumenta o risco de engravidar ou é a mesma coisa?

  • Dra. Mariana Maldonado

    Olá Caroline,
    Durante a menstruação as chances de gravidez são mínimas, mas a de se contaminar com uma DST não diminuem. Por isso, o ideal é usar sempre a camisinha, ok?

  • jamile

    Tive relações sexuais sem camisinha com meu marido durante a menstruação. Será que uma mulher menstruada pode engravidar?

  • Dra. Mariana Maldonado

    A chance da mulher engravidar durante a menstruação é muito pequena Jamile, principalmente se for durante os primeiros dias. É dificil mas não é impossível, casos raros também acontecem. Por isso, se vcs não quiserem filhos no momento, o melhor a fazer é usar um método seguro, ok?

  • Fernanda de Sá

    Olá Doutora Mariana Maldonado. Tive relação sexual com meu namorado quando estava menstruada. Meu ciclo é de 28 dias e passo 7 dias menstruada. Tivemos relação no 5º dia da minha menstruação. A possibilidade de eu engravidar é muito alta? Obs.: Depois de duas horas do ato sexual, fui na farmácia e tomei a pílula do dia seguinte de dosagem única. Com isso, os riscos diminuem?
    Obrigada.

  • Dra. Mariana Maldonado

    Olá Fernanda,
    Quando mais perto do final da menstruação for a relação, maiores são os riscos de gravidez. Afinal, é difícil saber exatamente o dia da sua ovulação. De qualquer forma, a pílula do dia seguinte diminui mais as suas chances, mas não é o ideal. O bom mesmo é vc usar sempre um método seguro, como a camisinha, a pílula ou outro método eficaz que possa ser usado regularmente, ok?

Outros artigos sobre Sexualidade

livro

Palavra de mulher

Este livro surgiu do amor entre mãe e filha que compartilham alegrias e tristezas do cotidiano. Os 43 capítulos apresentam depoimentos que sintetizam as vozes de muitas mulheres ouvidas nos consultórios, nos trabalhos de grupo e nas palestras realizadas por Maria Tereza (psicóloga) e Mariana (médica ginecologista), junto com comentários e informações sobre os temas abordados.Saiba mais.

Marque uma consulta

Para marcar uma consulta, ligue para 21 2287-2311 / 3681-3040 / 99896-2554 ou preencha os campos abaixo. Em breve, entraremos em contato para confirmar a disponibilidade do dia e horário desejados.

Obrigatório

Obrigatório Email inválido

Telefone obrigatório Telefone inválido

Endereço

Av. N. S Copacabana 1072 sala 705, Copacabana
Rio de Janeiro - RJ
CEP 22060-002

Telefone

21 2287-2311 | 3681-3040 | 99896-2554

Email

dra.mariana@marianamaldonado.com.br