Dra. Mariana Maldonado - Ginecologia, Homeopatia, Terapia Sexual

Gripe Suína e Gravidez

Gripe suína na gravidez: o que as futuras mamães podem fazer para se prevenir?

Uma coisa não dá mais para negar: os brasileiros estão sentindo na pele a chegada da mais nova pandemia mundial – a gripe do vírus tipo A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína. Apesar de ser parente bem próximo do vírus causador da gripe comum (muito freqüente nessa época do ano) seus sintomas podem ser mais severos e graves, resultando em complicações que também podem levar a morte.

No meio de toda essa confusão, as autoridades de saúde têm demonstrado uma preocupação especial com as grávidas e não é para menos. Só no Rio de Janeiro, até o início dessa semana, mais de 50 gestantes foram internadas em hospitais municipais e estaduais com suspeita da nova gripe. E o pior: a evolução da doença entre elas tem se mostrado preocupante, pois os sintomas, principalmente os respiratórios tendem a se agravar muito rapidamente. Até o momento em que estava escrevendo esse artigo, 2 mulheres grávidas e seus bebês morreram em conseqüência das complicações da nova gripe.

Mas o que é que a gripe tipo A tem de tão diferente da gripe comum? Pelo que se sabe até o momento, o vírus da gripe suína parece ser bem mais “esperto” que o da gripe comum que aparece mais no inverno, de forma sazonal. Esse novo vírus se espalha muito mais rapidamente, e ao que parece independente das condições do clima, seja no outono, inverno, primavera ou verão. Outra característica que diferencia esse novo vírus é a sua agressividade. Alguns estudos mostrar que o novo vírus é capaz de atacar as células pulmonares de forma mais violenta, levando a complicações graves mais rapidamente que a gripe comum.

Nas grávidas isso é particularmente preocupante, pois elas apresentam uma baixa imunidade comum nesse momento da vida. Orgãos importantes como os pulmões e o coração também sofrem adaptações para garantir as novas necessidades da mãe e do bebê. Enfim, todo o corpo da mulher grávida sofre modificações nessa fase, inclusive o sistema imunológico. Dessa forma, elas se tornam mais vulneráveis a esse tipo de doença.

O que as futuras mamães podem fazer para se defender e evitar o contágio pela nova gripe? As medidas gerais de prevenção como: evitar lugares fechados e com muitas pessoas, lavar sempre muito bem as mãos, o uso do álcool gel e máscaras protetoras além de evitar o contato com pessoas gripadas são fundamentais. Agora, preste muita atenção: se você está grávida e apresentar qualquer sintoma gripal como febre alta (>38 graus) OU tosse OU falta de ar, entre imediatamente em contato com o seu médico para saber o que fazer. O diagnóstico e tratamento precoces com o medicamento correto são fundamentais para evitar complicações para você e o seu bebê!

Mariana Maldonado
Mariana Maldonado é médica especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Sexologia Clinica, além de Pós Graduada em Homeopatia e com Certificado de Atuação na Área de Sexologia em Ginecologia e Obstetricia pela FEBRASGO. Dedica sua carreira à ajudar mulheres de todas as idades nos cuidados com a saúde nas diferentes etapas da vida!
  • maria helena

    Eu tenho muito medo da gripe suína, por isso eu me previno assim:
    -lavando as mãos quando vou comer
    -quando vou coçar os olhos uso lenços
    -ao tossir ou espirrar cubro minha boca e nariz,etc.
    E se você também ama viver, então se previna contra a gripe H1N1 (gripe suina)!

  • fernanda paula azenha

    Estou grávida de 6 meses e tenho muito medo da gripe suína, mas não me previno muito não, só lavo bem as mãos e não coço os olhos com muita frequência. Acontece que na minha casa tem 2 pessoas gripadas que não querem ir ao médico. O que devo fazer para me previnir?

  • Dra. Mariana Maldonado

    É Fernanda…
    A sua situação é particularmente precocupante, pois além de estar em contato com pessoas gripas, vc tb está grávida e as grávidas tem muito mais risco de se contaminar com a nova gripe. Sugiro que além das medidas gerais de prevenção – que vc deve fazer sempre – evite o contato com essas pessoas. Fique o mais afastada possível até que a gripe delas passe, ok?

  • marlene

    Oi, minha irmã foi internada hoje de manhã com falta de ar. Ela está grávida de 5 meses e os médicos já começaram com o tratamento de gripe A. Porque demora pra sair os resultados? Só daqui a 15 dias, estamos em pânico.

  • Dra. Mariana Maldonado

    Oi, Marlene
    Sei que a situação é difícil, mas a demora dos resultados depende de muitas coisas, inclusive da disponibilidade do serviço que está fazendo o exame. No caso da sua irmã, o mais importante já está sendo feito: a internação e o início do tratamento o mais precoce possível. Ficarei na torcida para que tudo dê certo para ela, ok?

  • Luciene

    Tenho 31 anos e moro em Campo Grande, MS. Estava tentando engravidar, mas por causa da gripe suína, parei esse mês. Estou tendo aulas quinzenais de especialização e tenho com medo de ser mais fácil pegar a gripe. Não sei o que eu faço, tenho muitas dúvidas… Devo continuar tentando ou espero mais um pouco? Tenho medo de esperar e minha idade influenciar…

  • Leila Montargil

    Boa tarde Dra.
    Estou com muita tosse há uns 3 dias e vem aumentando cada vez mais.. tbm estou com o nariz escorrendo e espirrando, mas não muito.. pode ser sintomas da gripe, ou esses sintomas viriam acompanhados de febre alta?

  • Dra. Mariana Maldonado

    Olá Luciene,
    Não há porque parar de tentar só por conta da gripe. Se fosse assim, essa seria a recomendação geral e não é. O problema é durante a gravidez, quando a mulher é orientada e evitar o contato com as pessoas gripadas e locais onde haja muita gente, o que ainda não é o seu caso, ok?

  • Dra. Mariana Maldonado

    Olá Leila,
    Um dos sintomas da gripe suína é a febre alta. Tosse, nariz escorrendo e espirros também podem fazer parte da gripe comum e de processos alérgicos. Sugiro que procure o médico que te acompanha para uma avaliação, ok?

  • jennifer kelly

    Olá, tenho uma dúvida em relação a gripe suina,tem cura: As pessoas que já foram contaminadas e sararam tem risco de contrair a doença de novo? Agradeço pela resposta!

  • Dra. Mariana Maldonado

    Oi, Jennifer
    Pelo que se sabe até agora, as pessoas que tem a gripe suína e se curam não tem chance de ter novamente, mas como é uma doença nova muito coisa ainda poderá ser descoberta, ok?

  • karine

    Oi, Dra Mariana!!
    Estou em pânico com 18 semanas de gravidez e muito medo. Gostaria de saber se há casos de grávidas que sobreviveram, quais os meses em que a contaminação é pior e se já está mais tranquila com a chegada do calor. Att,

  • Dra. Mariana Maldonado

    Oi, Karine
    Não é para ficar em pânico e sim atenta. Não são todas as grávidas que morrem ou tem complicações, mas é importante ter atenção aos cuidados gerais. Com a chegada do calor, a tendência é diminuir a contaminação mas é bom seguir alerta, ok?

  • Isabela Pereira

    Dra. Mariana,
    Evitei engravidar ano passado 2009, com medo da gripe suína e consequências nas grávidas. Como está a situação para este ano (2010)? Quero muito engravidar!

  • Dra. Mariana Maldonado

    Olá Isabela,
    Até onde eu saiba, a situação está controlada. O tempo quente tb ajuda…não há porque você evitar a gravidez só por conta do medo da gripe, ok?

Outros artigos sobre Saúde da Mulher

Palavra de mulher

Este livro surgiu do amor entre mãe e filha que compartilham alegrias e tristezas do cotidiano. Os 43 capítulos apresentam depoimentos que sintetizam as vozes de muitas mulheres ouvidas nos consultórios, nos trabalhos de grupo e nas palestras realizadas por Maria Tereza (psicóloga) e Mariana (médica ginecologista), junto com comentários e informações sobre os temas abordados.Saiba mais.

Marque uma consulta

Para marcar uma consulta, ligue para 21 2287-2311 / 3681-3040 / 99896-2554 ou preencha os campos abaixo. Em breve, entraremos em contato para confirmar a disponibilidade do dia e horário desejados.

Obrigatório

Obrigatório Email inválido

Telefone obrigatório Telefone inválido

Endereço

Av. N. S Copacabana 1072 sala 705, Copacabana
Rio de Janeiro - RJ
CEP 22060-002

Telefone

21 2287-2311 | 3681-3040 | 99896-2554

Email

dra.mariana@marianamaldonado.com.br