Doutora Mariana Maldonado

Espaço Mulher

Esse é um espaço feito para quem quer saber mais sobre saúde, relacionamento e intimidade. Os assuntos estão agrupados por temas para facilitar a sua procura. Aqui você estará sempre bem informado! Palavra de mulher!

Assinatura

Ponha seu email no campo abaixo para receber as novidades do site:

feed

Ou assine meu RSS!

Menstruações irregulares

Publicado no dia 20 de janeiro de 2005   Temas: Artigos, Menstruação

Menstruações irregulares são queixas muito comuns em Ginecologia e podem acontecer em mulheres de todas as faixas etárias, da adolescência ao climatério. Entretanto, para que se possa compreender melhor o que isto significa é necessário esclarecer alguns pontos importantes.

A menstruação está naturalmente presente numa boa parte da vida da mulher. Durante toda a vida reprodutiva feminina (em média dos 15 aos 49 anos), a cada mês, o corpo da mulher se prepara para uma gravidez. Sob a influência de diversos hormônios, um ou mais óvulos - células reprodutoras femininas - são liberados de dentro dos ovários e transportados para dentro do útero, onde ficam esperando para unir-se ao espermatozóide do homem (fecundação) e encontrar condições para desenvolver-se e iniciar uma gravidez.

Quando a fecundação não acontece, a camada interna do útero (ou endométrio) que foi cuidadosamente preparada durante aquele mês para receber o óvulo fecundado se desfaz e sai em forma de sangue através da vagina, para que um novo ciclo seja iniciado. A este sangramento dá-se o nome de menstruação e o intervalo de tempo entre elas, de ciclo menstrual.

Em geral, o ciclo menstrual dura em torno de 28 a 30 dias, podendo variar de 21 a 36 dias sendo o tempo de duração do sangramento, em média, 4 dias. Muitas mulheres ficam preocupadas e acham que têm menstruações irregulares apenas por não apresentar um sangramento sempre no mesmo dia do mês. É importante ressaltar que o fato de não menstruar como um “reloginho”, não significa estar desregulada. Pequenas variações são perfeitamente normais e aceitáveis!

Quando estas variações ultrapassam os limites do que é considerado o normal da mulher, pode-se estar frente a uma irregularidade menstrual. Estas alterações podem ter diversas causas, desde mudanças nos mecanismos que regulam o ciclo menstrual, uso de medicamentos hormonais, uma gravidez não diagnosticada ou doenças como endometriose, miomas uterinos, síndrome dos ovários policísticos, problemas na glândula tireóide, supra-renal, no sistema de coagulação entre outras.

Mulheres que têm menstruações irregulares ou que apresentaram uma mudança repentina no seu padrão menstrual - para mais ou para menos - devem ser examinadas pelo/a ginecologista. Somente com a identificação correta da causa é que o tratamento poderá ser recomendado!

20 comentários

  • selma disse:

    Boa tarde, Dra!. Há dois anos venho tentando engravidar e não consigo e agora não menstruo há um mês e o ginecologista diz que eu não estou grávida. O que se passa?

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Olá Selma,
    Se vc está tentando engravidar há 2 anos sem sucesso, já é hora de procurar o ginecologista para fazer exames e saber o porque vc não engravida. Existem diversas causas para a menstruação irregular e isso só mesmo o seu médico para investigar e saber o que se passa com vc, ok?

  • sabrina disse:

    Dra. preciso de sua ajuda com uma dúvida. Tenho 15 anos e tenho minha mestruação atrasada desde junho (sempre foi assim). Tive relações sem camisinha e sem ac. o mês passado e não sei se é paranoia minha de estar grávida, já que meu periodo fértil é muito dificil calcular. Então, eu queria saber se isso é possivel: “engravidar agora sendo minha ultima mestruação em junho” me ajude por favor.

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Pois é Sabrina,
    Pode até ser mais difícil, mas não é impossível. Sugiro que se você não quiser mesmo engravidar que se proteja com um método confiável. Converse com seu médico, ok?

  • Silvia Andrade disse:

    Tenho 39 anos e nunca tive relações sexuais. Há 20 anos levei um tiro que me deixou tetraplégica e de um ano pra cá minha menstruação vem um mês e fica sem vir por dois meses, por exemplo veio em 06/06/2009 e até hoje 26/08/2009 não veio mais. O que a senhora acha, Dra. Mariana?

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Olá Silvia,
    A princípio a sua irregularidade menstrual não tem a ver com o fato que aconteceu com você. É importante você consultar pessoalmente o ginecologista para investigar a causa do problema para então fazer o tratamento correto, ok?

  • Daniele disse:

    Dra. Tenho uma dúvida em relação a minha mestruação. Sempre tive ela regulada. Se vinha no dia 25/07, no mes seguinte seria no dia 20( creio eu que um ciclo de 25,28 dias).
    De uns dois meses pra ca tive ciclo de 20 dias.. e a menstrução um pouco diferente do normal, na coloração…
    O que pode ser?

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Não sei, Daniele, podem ser milhões de coisas. Se vc está percebendo algo diferente no seu corpo, procure pessoalmente o ginecologista para ver o que se passa, ok?

  • ana paula disse:

    Dra, eu quero muito engravidar mas minha mestruação é irregular. Eu tomo anticoncepcional há uns 5 anos. Tenho 23 anos e agora eu parei uns meses de tomar mas não engravidei. Se eu fico sem tomar nada minha mestruação não vem. Dra, me ajude! Como resolver isso??

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Olá Ana Paula,
    O primeiro passo é procurar o ginecologista para saber porque vc não menstrua regularmente quando está sem usar um método anticoncepcional. Do jeito que está ficará mais difícil conseguir, ok?

  • Lidy disse:

    Dra, minha menstruação é desregulada, ela vem todos os meses mas em datas diferentes. Como faço pra regularizar? Estou tentando engravidar, é possivel nessa situação? Me ajude. Bjs espero resposta.

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Lidy,
    A mulher não é obrigada a ser como um relógio e menstruar todos os meses sempre na mesma data. Atrasos e adiantamentos de até 7 dias estão dentro do normal, ok?

  • Juliana disse:

    Estou mestruada há mais de 15 dias, tenho 14 anos. A minha primeira mestruação foi aos 12 anos. Estou preucupada… isso é normal?

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Ficar mentruada 15 dias não tem nada de normal, Juliana. A questão é saber o que está acontecendo com o seu corpo e isso só mesmo consultando o ginecologista pessoalmente, ok?

  • Lívia disse:

    Drª, minha mestruação sempre foi regular, mas depois que casei ela pirou de vez… estou casada há 1 ano e tento engravidar desde os 4 meses de casamento. É normal eu não ter engravidado ainda?

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Livia,
    Se a sua menstruação não é regular, fica mais difícil engravidar. Até os 35 anos de idade é possível esperar até 1 ano de tentativas, mas se algo não estiver normal, deve ser visto o quanto antes pelo ginecologista, ok?

  • Flávia Oliveira disse:

    Meu marido tem filha que vai fazer 10 anos e ela já ficou mestruada. Isso é normal na idade dela?

  • Lene disse:

    Drª, a mestruação pode ficar desrregulada depois tomar a pilula do dia seguinte?

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    A partir dos 10 anos de idade é possível esperar pela primeira menstruação, Flavia. De qualquer forma, a recomendação é que a menina seja levada ao ginecologista para uma avaliação após o fato, ok?

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Oi, Lene
    A pílula do dia seguinte pode desregular a menstruação sim. Depois de usa-la, é comum a menstruação atrasar ou adiantar em alguns dias. Se ela não descer é bom consultar o médico para ver se não está grávida, ok?

Deixe seu Comentário!

Comentário

design: Hungry Mind