Doutora Mariana Maldonado

Espaço Mulher

Esse é um espaço feito para quem quer saber mais sobre saúde, relacionamento e intimidade. Os assuntos estão agrupados por temas para facilitar a sua procura. Aqui você estará sempre bem informado! Palavra de mulher!

Assinatura

Ponha seu email no campo abaixo para receber as novidades do site:

feed

Ou assine meu RSS!

Menstruar ou não? Eis a questão

Publicado no dia 20 de janeiro de 2005   Temas: Artigos, Menstruação

Todos os dias no meu consultório escuto dúvidas com relação a menstruação:  “nunca vem no dia certo, será que sou desregulada?” “Nos primeiros dois dias desce bastante sangue e às vezes com pedaços, no terceiro vem bem menos e no quarto quase não sai nada. É normal?”  “E se eu ficar sem menstruar? Tem algum problema?” Pronto! Esta é uma das grandes dúvidas feminina: menstruar ou não menstruar?  Eis a questão!

Antes de mais nada, vale a pena lembrar que a menstruação é um processo natural do corpo feminino e indica que naquele mês a mulher não engravidou. Mas, por mais que seja natural, para algumas mulheres este pode ser um período muito incômodo. Nos dias de hoje, grande parte das mulheres leva uma vida bem corrida: casa-trabalho-família e quando sobra um tempinho para passear, ir a praia… é ótimo! Imagina estar menstruada nestas horas? E quando aquele cara que você está de olho há um tempão te chama pra sair e você está naqueles dias? E para completar, cheia de cólicas e TPM? Que situação!

Isto sem falar naquelas mulheres que realmente precisam ficar sem menstruar, como por exemplo, as que estão em tratamento para endometriose. Estas e tantas outras situações podem servir de motivo para uma consulta com o ginecologista para saber quais são as alternativas disponíveis para quem quer se livrar temporariamente da menstruação.

Existem diversos medicamentos que podem provocar a suspensão da menstruação, mas os mais utilizados para este fim são os métodos anticoncepcionais que contém somente um tipo de hormônio: a progesterona. As injeções trimestrais, a minipílula, o DIU medicado com hormônio (Mirena) e o implante colocado debaixo da pele (Implanon) são exemplos. A suspensão da menstruação é um efeito esperado para quem usa estes métodos. As pílulas anticoncepcionais combinadas, que contém estrogênio e progesterona, também têm sido usadas para suspender ou atrasar a menstruação. Muitas mulheres “emendam” uma cartela na outra sem dar intervalos. Apesar de não ser prejudicial à saúde e nem diminuir a eficácia do método, estas mulheres podem ter mais sangramentos de escape, aquele tipo “fora de hora”.

Todos estes métodos são muito seguros e têm vantagens e desvantagens. Entretanto devem ser sempre utilizados sob recomendação médica, pois não são livres de contra-indicações. Se não forem bem indicados, aí sim, podem trazer danos à saúde da mulher!

Existe uma crença popular que diz que se a mulher não menstruar, pode ficar maluca, pois o sangue “sobe para a cabeça”. É claro que isto não acontece, mas é importante estar atenta: em geral, ficar sem menstruar não traz riscos para a saúde da mulher e nem para o seu futuro reprodutivo, desde que ela esteja usando algum método que tenha este efeito! Se a mulher não usa nada e fica sem menstruar, é fundamental procurar ajuda médica, pois esta situação não é normal. Ela poderá estar grávida e não saber ou ter algum problema que precisa ser investigado e tratado.

17 comentários

  • Thayanne disse:

    OLÁ DRA, TUDO BEM?
    É VERDADE QUE A MULHER PODE MENSTRUAR ESTANDO GRÁVIDA?

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Não Tayanne,
    Isso é totalmente falso. A mulher grávida não menstrua. O que pode acontecer é ela ter sangramentos, mas isso deve ser sempre visto pelo obstetra, pois não é o que normalmente acontece, ok?

  • Rosanne disse:

    Oi Dra. Mariana ! O Implanon é realmente seguro ? Quanto tempo pode ficar sem menstruar … qualquer ginecologista conhece essa técnica ? Obrigado. Abraços.

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Olá Rosanne,
    O Implanon é tão seguro quanto qualquer outro método hormonal. Normalmente, a mulher fica se menstruar enquanto está usando ele, depois da retirada a menstruação volta normalmente em alguns meses. A princípio, todo ginecologista deveria conhecer o método, mas nem todos tem treinamento para coloca-lo, ok?

  • Jaqueline disse:

    Lendo os comentarios vi que uma pessoa perguntou se era verdade que grávida podia menstruar e a senhora respondeu que isso é falso. Se realmente for falso eu te digo que menstruei até o terceiro mês de gestação.

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Pois eu te digo Jaqueline, que o que vc teve foram sangramentos durante a gravidez e não menstruação. Grávida NÃO menstrua! Isso é imcompatível com a biologia, ok?

  • Daniela disse:

    Olá Dra. Gostaria de saber se não faz mal para a saúde da mulher não menstruar, pois tomo Gestinol desde Julho/2009. Agradeço a atenção.

  • Jacqueline Gomes disse:

    Dra. Mariana amo seu programa e adorei seu site também. É verdade que quando a mulher não menstrua se não for gravidez pode ser alguma doença grave? A senhora pode me dar exemplos? obrigada! Fique com Deus.

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Olá Daniela,
    Se vc usa um medicamento com esta finalidade não há porque se preocupar, desde que esta pílula tenha sido prescrita pelo médico. O que não dá é usar por conta própria sem saber se pode mesmo, ok?

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    O normal para a mulher é menstruar todos os meses, Jacqueline, principalmente se ele não estiver usando nenhum método anticoncepcional hormonal. Se isso não acontece, é importante saber o porque. Problemas hormonais e também uterinos podem ser a causa, ok?

  • Erika disse:

    Tenho 44 anos e sofro absurdamente com cólicas mestruais e uma TPM louca! Gostaria de saber se existe algum problema em tomar remédio para não mestruar mais. Sou ligada há 11 anos. Moro em Varginha e por aqui nao se houve falar muito nesta possibilidade. Obrigada!

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Se você não tiver contraindicações ao uso desses medicamentos, então não há problema em usa-los, Erika. Só mesmo o seu ginecologista para fazer essa avaliação. Não use nada por conta própria, ok?

  • Rose disse:

    Oi Dra. Mariana,
    Tenho 31 anos e desde que iniciei a minha mestruação tenho dores, antes de ter filho era muito mais forte, hoje está suportável. Fiz vários exames e meu médico disse que eu poderia interromper a mestruação, mais tenho receio a respeito desses metódos. O que a Dra. me diz a respeito? Parabéns seu site é 10.
    Bjs

  • Lia Ribeiro disse:

    Dra. Mariana, uso Implanon desde o nascimento do meu segundo filho há 1 ano. Percebi, comparado a outra gravidez, um ganho absurdo de peso (15 kg). Imagino ser o Implanon, será possível? Devo retirá-lo? Obrigada

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Rose,
    Não tenho nada contra o uso desses métodos, desde que a mulher possa utiliza-los e isso só mesmo o seu médico para avaliar, ok?

  • Dra. Mariana Maldonado disse:

    Lia,
    Se você retirar o implante certamente não emagrecerá os 15 kg que ganhou. Antes de retirar o método experimente fazer uma reeducação alimentar e praticar exercícios físicos. O resultado será bem melhor, ok?

  • Eliane Santos disse:

    Gostei muito do seu site, bem esclarecedor, tenho 40 anos e tomo pílula continuamente, me sinto muito bem, detesto menstruar, faço exames de rotina todo ano. Um abraço.

Deixe seu Comentário!

Comentário

design: Hungry Mind