Dra. Mariana Maldonado - Ginecologia, Homeopatia, Terapia Sexual

Hepatites

Hepatites: Saiba mais sobre o risco dessas inflamações do fígado!

As hepatites têm um grande impacto na saúde das pessoas, mas você sabe o que elas causam? Não? Então está mais do na hora de saber!  

Hepatite é o nome dado a inflamação do fígado e pode ter diversas causas. A inflamação destrói as células responsáveis pelo bom funcionamento do órgão (os hepatócitos), o que pode trazer sérias conseqüências ao organismo.

As hepatites podem ter várias causas: vírus da hepatite (A, B, C, D, E, F, G entre outras letras do alfabeto) e outros vírus que tenha afinidade pelo fígado como o vírus da dengue, o da catapora, o citomegalovírus, entre outros; doenças sexualmente transmissíveis como a gonorréia e a clamídia; por substâncias como o álcool e diversos medicamentos e também por erros do nosso próprio corpo que não sabemos explicar – as hepatites autoimunes.

Os sintomas são comuns a todas elas, mas podem variar muito de intensidade e gravidade. Na fase aguda, a pessoa pode apresentar:  febre, pele e mucosas amareladas (icterícia), dores abdominais, vômitos, fezes claras e urina escura. Felizmente, as hepatites agudas graves, fulminantes são raras. Após a fase aguda, a pessoa pode ficar curada ou evoluir para a fase crônica da doença. De todas as causas de hepatites, as virais (A, B e C) são as mais comuns e de maior importância para a saúde da população.

A hepatite A pode ser transmitida através de água, alimentos contaminados e em locais onde a higiene é precária, além de ser a principal causa de hepatite fulminante. Então é bom ter muito cuidado, pois ela também pode matar! No caso da hepatite B, o contato com o sangue e secreção de pessoas contaminadas é a principal forma de contágio. Por isso ela é considerada uma doença sexualmente transmissível! E o risco de se contaminar com o vírus da hepatite B ainda é maior do que com o HIV, que costuma ser a grande preocupação… Imaginem só!

A forma de transmissão da hepatite C não é tão bem conhecida como o das outras hepatites, mas sabe-se que o sangue contaminado é a via principal. Usuários de drogas injetáveis e pessoas que necessitam de transfusão de sangue regularmente podem ter um risco maior de adquirir a doença.  As hepatites B e C são as duas maiores causas da forma crônica da doença, que pode levar a cirrose e ao câncer de fígado.

Aproximadamente 500 milhões de pessoas em todo o mundo estão contaminadas com o vírus da hepatite B ou C e a cada ano, 1,5 milhões morrem em conseqüência da doença. Isso é ou não é um problema de saúde pública?

O tratamento da hepatite depende da sua causa. Mesmo na forma crônica, o tratamento pode resolver o problema e levar a cura. Existem diversos exames, testes que podem ser feitos para detectar a causa da hepatite. Vacinas também estão disponíveis para a hepatite A e B inclusive na rede púbica. Enfim, jeito tem!  O mais importante é não ficar parado e procurar a ajuda necessária para descobrir o problema em tempo de ser tratado! Cuide bem do seu fígado como você cuida do resto do seu corpo!

Mariana Maldonado
Mariana Maldonado é médica especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Sexologia Clinica, além de Pós Graduada em Homeopatia e com Certificado de Atuação na Área de Sexologia em Ginecologia e Obstetricia pela FEBRASGO. Dedica sua carreira à ajudar mulheres de todas as idades nos cuidados com a saúde nas diferentes etapas da vida!
  • celia lopes

    Olá, dra! Amei todos os seus comentários! São muito importantes para os leigos que não entendem essa doença. Bjkas!

  • angela ornelas

    Boa tarde, meu ex marido morreu de hepatite C há 10 anos. Eu fiz exames e foram negativos. Existe alguma possibilidade dos meus filhos, hoje um tem 27 anos e o outro 20, terem contraido o virus do pai? O exame deles também foi negativo. Obrigada!

  • Livia Martins

    Dra. adorei o seu site, achei tb muito interessante o assunto sobre hepatite, mas posso pedir algo? Fala sobre o vírus HPV, é bem curioso.
    Beijocas

  • Dra. Mariana Maldonado

    Oi Livia!
    Se vc der uma navegada pelo site, verá que tem vários textos escritos sobre HPV! Dá uma olhada!

  • Dra. Mariana Maldonado

    Oi Angela,
    O virus da hepatite C é transmitido através do contado com o sangue ou objetos contaminados. Se vc e seus filhos fizeram todos os exames e não acusou nada, não há chance de terem pego do pai, ok?

Outros artigos sobre Saúde da Mulher

Palavra de mulher

Este livro surgiu do amor entre mãe e filha que compartilham alegrias e tristezas do cotidiano. Os 43 capítulos apresentam depoimentos que sintetizam as vozes de muitas mulheres ouvidas nos consultórios, nos trabalhos de grupo e nas palestras realizadas por Maria Tereza (psicóloga) e Mariana (médica ginecologista), junto com comentários e informações sobre os temas abordados.Saiba mais.

Marque uma consulta

Para marcar uma consulta, ligue para 21 2287-2311 / 3681-3040 / 99896-2554 ou preencha os campos abaixo. Em breve, entraremos em contato para confirmar a disponibilidade do dia e horário desejados.

Obrigatório

Obrigatório Email inválido

Telefone obrigatório Telefone inválido

Endereço

Av. N. S Copacabana 1072 sala 705, Copacabana
Rio de Janeiro - RJ
CEP 22060-002

Telefone

21 2287-2311 | 3681-3040 | 99896-2554

Email

dra.mariana@marianamaldonado.com.br