Hepatites

Hepatites: Saiba mais sobre o risco dessas inflamações do fígado!

As hepatites têm um grande impacto na saúde das pessoas, mas você sabe o que elas causam? Não? Então está mais do na hora de saber!  

Hepatite é o nome dado a inflamação do fígado e pode ter diversas causas. A inflamação destrói as células responsáveis pelo bom funcionamento do órgão (os hepatócitos), o que pode trazer sérias conseqüências ao organismo.

As hepatites podem ter várias causas: vírus da hepatite (A, B, C, D, E, F, G entre outras letras do alfabeto) e outros vírus que tenha afinidade pelo fígado como o vírus da dengue, o da catapora, o citomegalovírus, entre outros; doenças sexualmente transmissíveis como a gonorréia e a clamídia; por substâncias como o álcool e diversos medicamentos e também por erros do nosso próprio corpo que não sabemos explicar – as hepatites autoimunes.

Os sintomas são comuns a todas elas, mas podem variar muito de intensidade e gravidade. Na fase aguda, a pessoa pode apresentar:  febre, pele e mucosas amareladas (icterícia), dores abdominais, vômitos, fezes claras e urina escura. Felizmente, as hepatites agudas graves, fulminantes são raras. Após a fase aguda, a pessoa pode ficar curada ou evoluir para a fase crônica da doença. De todas as causas de hepatites, as virais (A, B e C) são as mais comuns e de maior importância para a saúde da população.

A hepatite A pode ser transmitida através de água, alimentos contaminados e em locais onde a higiene é precária, além de ser a principal causa de hepatite fulminante. Então é bom ter muito cuidado, pois ela também pode matar! No caso da hepatite B, o contato com o sangue e secreção de pessoas contaminadas é a principal forma de contágio. Por isso ela é considerada uma doença sexualmente transmissível! E o risco de se contaminar com o vírus da hepatite B ainda é maior do que com o HIV, que costuma ser a grande preocupação… Imaginem só!

A forma de transmissão da hepatite C não é tão bem conhecida como o das outras hepatites, mas sabe-se que o sangue contaminado é a via principal. Usuários de drogas injetáveis e pessoas que necessitam de transfusão de sangue regularmente podem ter um risco maior de adquirir a doença.  As hepatites B e C são as duas maiores causas da forma crônica da doença, que pode levar a cirrose e ao câncer de fígado.

Aproximadamente 500 milhões de pessoas em todo o mundo estão contaminadas com o vírus da hepatite B ou C e a cada ano, 1,5 milhões morrem em conseqüência da doença. Isso é ou não é um problema de saúde pública?

O tratamento da hepatite depende da sua causa. Mesmo na forma crônica, o tratamento pode resolver o problema e levar a cura. Existem diversos exames, testes que podem ser feitos para detectar a causa da hepatite. Vacinas também estão disponíveis para a hepatite A e B inclusive na rede púbica. Enfim, jeito tem!  O mais importante é não ficar parado e procurar a ajuda necessária para descobrir o problema em tempo de ser tratado! Cuide bem do seu fígado como você cuida do resto do seu corpo!

Compartilhe este artigo

5 respostas para “Hepatites”

  1. Oi Angela,
    O virus da hepatite C é transmitido através do contado com o sangue ou objetos contaminados. Se vc e seus filhos fizeram todos os exames e não acusou nada, não há chance de terem pego do pai, ok?

  2. Oi Livia!
    Se vc der uma navegada pelo site, verá que tem vários textos escritos sobre HPV! Dá uma olhada!

  3. Dra. adorei o seu site, achei tb muito interessante o assunto sobre hepatite, mas posso pedir algo? Fala sobre o vírus HPV, é bem curioso.
    Beijocas

  4. Boa tarde, meu ex marido morreu de hepatite C há 10 anos. Eu fiz exames e foram negativos. Existe alguma possibilidade dos meus filhos, hoje um tem 27 anos e o outro 20, terem contraido o virus do pai? O exame deles também foi negativo. Obrigada!

  5. Olá, dra! Amei todos os seus comentários! São muito importantes para os leigos que não entendem essa doença. Bjkas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Recentes

WhatsApp chat