Blog

Cirurgia íntima feminina: Será que eu preciso?

A cada ano cada vez mais mulheres se submetem a plástica vaginal, mas quando ela é realmente necessária?

O Brasil é o líder mundial no número de cirurgias íntimas femininas – a também chamada plástica vaginal. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica o procedimento aumentou em mais de 80% nos últimos anos. De acordo com os dados, em 2016 mais de 23.000 fizeram esse tipo de cirurgia.

Você aí já ouviu falar nisso? Sabe como ela é feita? Será que existem riscos? Como você pode saber se precisa ou precisará dela algum dia?

Essas são apenas algumas das dúvidas que rondam a cabeça das mulheres!

Cirurgia plástica íntima não é novidade. Nunca foi. Ela existe há muito tempo e tem suas indicações seja por saúde ou estética.

E esse é um fato que eu gostaria de discutir em especial, principalmente em se tratando de motivação estética.

Muitas mulheres se submetem a esse tipo de procedimento por se sentirem inseguras e pouco confiantes com o seu corpo, principalmente quando o assunto é a região genital – vulva e vagina.

Elas não gostam do que vêem ao olhar as suas partes íntimas com o espelho, acham que têm alguma imperfeição, sempre com alguma coisa sobrando ou faltando, ainda que anatomicamente sejam perfeitas!

Não é raro ouvir no consultório coisas do tipo: mas Dra, acho a minha é tão feinha… será que posso deixá-la mais bonita?

Meninas, vamos parar com isso!! Não existe um padrão de beleza para a vulva e vagina!

Assim como os homens normalmente são diferentes no tamanho, calibre, curvatura e formato do pênis, nós mulheres também temos nossas diferenças na cor, tamanho, forma e profundidade da vagina e da vulva e não é por isso que ela será mais bonita ou feia do que as outras!

Ela é única, por que é sua! Não terá nenhuma outra igual, nem que você tenha uma irmã gêmea! É igual impressão digital!

E pensar que tem tanta mulher que procura essa cirurgia para tentar achar uma solução, um “remédio” para esse olhar negativo sobre o seu corpo…. Ahhhh doce ilusão!

Existem mulheres que tem mesmo indicação desse tipo de cirurgia. Aquelas que tem os pequenos lábios vaginais muito grandes ou então com um lado bem maior do que o outro, são bons exemplos.

Fazer um exercício pode ser bem incômodo, às vezes a mulher tem que “acomodar” os pequenos lábios dentro da calcinha porque saem para fora. E na relação sexual então? Pode até dificultar a penetração pois acabam sendo uma barreira ao movimento de entra e sai do pênis. Sem falar na vergonha que muitas sentem por terem uma parte íntima do seu corpo tão diferente.

Estas podem ser boas candidatas a labioplastia ou ninfoplastia – que é a cirurgia feita para redução dos pequenos lábios. Das cirurgias plásticas vaginais, ela é a mais procurada atualmente. Apesar de ser um procedimento simples e rápido (não dura nem 1 hora), o pós-operatório imediato não é dos mais agradáveis e pode ser bem doloroso pois a área é muito sensível. Claro que a sensibilidade a dor é algo muito individual, mas não dá para dizer que é uma “cirurgia fácil e rapidinha” e que “você não vai sentir quase nada depois”, como já ouvi por aí.

Existem outras cirurgias que também são feitas na área e fazem parte do conjunto da cirurgia íntima:

  • redução do tamanho do clitóris e retirada do excesso de pele que o envolve – o seu capuz;
  • lipoaspiração do monte de vênus – região com pêlos que fica acima do púbis;
  • preenchimento dos grandes lábios com gordura;
  • perineoplastia – indicada nos casos de bexiga caída e em alguns tipos de incontinência urinária;
  • e até mesmo a reconstrução do hímen para voltar a ser virgem!

É isso mesmo que você acabou de ler… tem gente que faz isso!

Meninas, por mais que alguns queiram fazer parecer simples, uma cirurgia será sempre uma cirurgia, com todos os riscos inerentes ao procedimento e de reações do nosso corpo. Por isso, pense muito bem antes de tomar a sua decisão, se informe bastante e procure sempre um Ginecologista ou Cirurgião Plástico experiente no assunto, devidamente qualificado e registrados nos seus Conselhos e Sociedades!

Com esses cuidados, você aumenta as suas chances de sucesso e ficar satisfeita com os resultados! Que a sua decisão seja a melhor para você, sempre!

Compartilhe este artigo

Postagens Recentes

WhatsApp chat