Blog

Gravidez de gêmeos

A gravidez é um momento mágico para muitas mulheres. Mas nem sempre se espera que venha mais de um bebê! O que devemos fazer para ter uma gravidez de gêmeos saudável?

Engravidar é um sonho que várias mulheres têm ao longo da vida. Muitas se preparam para escolher o melhor momento. Mas, mesmo tantos cuidados e preparação, algumas coisas podem não sair como o esperado, como por exemplo, engravidar de gêmeos!

A gravidez de gêmeos acontece quando são gerados dois ou mais bebês ao mesmo tempo. Considerada um evento incomum, ela ocorre em uma a cada 100 gestações. Mas, por que isso acontece?

Para responder a essa pergunta é necessário voltar no tempo, nove meses antes do nascimento, mais especificamente na fecundação. Fecundação é o nome dado para o encontro do óvulo da mulher com o espermatozóide do homem. Estas células são muito especiais, pois carregam toda a carga genética da mãe e do pai. Quando este encontro acontece, esse material genético se une e se funde, originando uma nova célula com grande potencial para transformar-se em um outro ser completamente diferente, com suas próprias características.

É exatamente por isso que ninguém é igual. Os únicos que fogem a esta regra são os gêmeos idênticos. Também chamados de gêmeos univitelinos, eles são resultado da divisão de um único óvulo fecundado por um único espermatozóide. Logo, os gêmeos idênticos têm obrigatoriamente a mesma carga genética e o mesmo sexo. Parece cópia xérox! Verdadeiros “clones” da natureza.

A formação de gêmeos não idênticos acontece quando, ao invés de liberar um óvulo por mês, como acontece na maioria das vezes, a mulher libera dois ou mais óvulos que serão fecundados por dois ou mais espermatozóides. Pode parecer estranho, mas o resultado é a formação de indivíduos totalmente distintos, que podem ou não ter o mesmo sexo. É como se a mulher tivesse ficado grávida mais de uma vez. A diferença é que os bebês nascem ao mesmo tempo!

Para muitas mulheres, a descoberta da gravidez é um momento de muita felicidade e alegria, mas também de preocupações e cuidados com o seu bem estar e do bebê. Isso é particularmente importante na gestação de gêmeos, pois tende a ter mais problemas do que a gestação de um só bebê. A grávida de gêmeos pode ter mais risco de ter pressão alta, diabetes e parto prematuro. Por isso futuras mamães, muita atenção: se o pré-natal é fundamental quando se engravida de um só, imagina quando se tem mais de um na barriga! Visite seu médico regularmente, siga as recomendações e não deixe de comparecer as consultas. Assim, você aumentará suas chances de ter uma gravidez e um parto saudáveis!

Compartilhe este artigo

5 respostas para “Gravidez de gêmeos”

  1. Olá Gleise,
    Logo no primeiro trimestre é possível saber se a gravidez será única ou de gêmeos. Claro que isso tb depende do local e do médico que fará a ultrassonografia. Quanto mais experiente for o médico e melhor a máquina, maior a chance de acertar logo de cara, ok?

  2. Olá, gostaria de saber com quanto tempo de gestação conseguimos saber se a gravidez é de gemêos ou não.
    Obrigada e beijos a todos!

  3. olá eu estou com 28 semanas de gestaçâo gemelar e estou sentindo colicas é normal?meu medico disse que ficasse de repouso sera preciso mesmo.

  4. Olá Marilene,
    O risco de parto prematuro na gravidez de gêmeos não tem a ver com a dieta e sim pelos riscos da própria gravidez. A grávida deve comer em qualidade e isso um bom nutricionista pode te orientar, ok?

  5. Estou grávida de 9 semanas e 5 dias e minha gravidez é de gêmeos, quero saber se tem uma dieta que os bebês fiquem gordinhos? Por que sei que nascem geralmente prematuros.

Os comentários estão desativados.

Postagens Recentes

WhatsApp chat