Blog

É Normal Ter Corrimento Vaginal?

Quem nunca fez essa pergunta para o Ginecologista?

 

“Dra, tenho sempre um corrimento branquinho e sem cheiro que me acompanha desde mocinha. Trarei inúmeras vezes, com diversos cremes vaginais mas ele nunca passa, fica sempre lá no fundo da calcinha. Isso é normal?”

 

Aposto que a maioria já perguntou isso pro Ginecologista em algum momento, não é mesmo?

 

Mas será que é normal ter corrimento vaginal?

É Normal Ter Corrimento Vaginal?

Vou te contar um segredo, mas vai ficar só entre nós, tá?

 

Você SEMPRE terá uma secreção saindo pela vagina e ficando no fundo calcinha, por mais estranho que possa parecer, principalmente se for uma mulher jovem e que ainda menstrua.

 

Se estiver na menopausa e sem tratamento, isso pode mudar e você passar a ter problemas com a vagina seca.

 

Isso porque a vagina de uma mulher jovem e saudável produz e acumula secreções vindas do colo do útero, da mucosa das suas paredes e glândulas assim como das bactérias que lá vivem em um delicado e harmonioso equilíbrio!

 

Habitualmente, a secreção vaginal costuma ser mais branquinha e pastosa, em pequena quantidade, não coça e não tem cheiro ruim, apenas o odor característico de cada mulher.

 

Mas essa mesma secreção natural também pode variar de acordo com o estado hormonal da mulher e sua fase do mês, seus hábitos de higiene íntima e o uso de método anticoncepcionais, principalmente os hormonais como: pílula, anel vaginal, adesivo, injeção, implante.

 

Quer entender melhor o que estou dizendo? Vamos lá!

 

Na mulher que está livre de métodos hormonais, é jovem e menstrua normalmente a secreção vaginal costuma ser mais branquinha e pastosa uns dias antes e logo depois da menstruação.

 

Quando chega a fase fértil, essa secreção muda, aumenta em quantidade e fica mais fluida, gosmenta, parecida com uma clara de ovo e costuma permanecer assim por aproximadamente 1 semana para voltar a ser mais branquinha e pastosa até a chegada da menstruação de um novo ciclo.

 

É a fase mais úmida do mês!

 

Com base nesse raciocínio, fica mais fácil entender porque a secreção da mulher que usa um método anticoncepcional hormonal como a pílula muda tanto. Como ela não terá fase fértil, pois estará com sua ovulação inibida, sua secreção ficará o mês todo mais pastosa e branquinha, sem a fase úmida!

 

Ter bons hábitos de higiene intima também faz toda diferença, pois as irritações e alergias causadas pelo uso de produtos inadequados são uma fonte importante de inflamações e aumento do corrimento.

 

Eu já falei sobre isso em outro texto aqui do blog, mas não custa lembrar:

 

As 8 dicas essenciais para um bom cuidado com a higiene intima!

  • use sempre sabonetes de PH neutro, hipoalergênicos que não irritam a pele;

  • após evacuar ou urinar, prefira a água para fazer sua higiene ao invés do papel higiênico;

  • se usar papel higiênico ou lenços umedecidos, limpar sempre na direção vagina – ânus e nunca ao contrário;

  • evite uso de cremes, perfumes, talcos ou desodorantes íntimos pois podem ser muito irritantes para a pele e mucosa;

  • nunca faça uso de duchas vaginais sem orientação médica;

  • elimine de vez da sua vida os protetores diários de calcinha;

  • cuidado com as peças íntimas de tecido sintético, prefira as de algodão ou tecidos leves e de fácil secagem;

  • lave a roupa íntima como o mesmo sabão neutro da sua higiene ou com sabão de coco; evite o sabão em pó da máquina de lavar;

Espero que tudo o que eu falei ajude a você a entender o quanto é importante cuidar bem do seu corpo e saber reconhecer o que é o seu normal para não se incomodar com isso!

 

E é claro, se você perceber qualquer mudança repentina na sua secreção como: mudança de cor, na quantidade, está com coceira ou com cheiro ruim, aí não dá pra perder tempo! É para procurar o ginecologista o quanto antes para examinar, identificar o problema e tratar corretamente para voltar ao seu equilíbrio natural!

 

Até porque não tem nada melhor do que viver bem equilibrada, não é mesmo? Fica a dica!

 

 

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Postagens Recentes

WhatsApp chat