Tem muita mulher que acha – e homem também – que se o sexo rolar durante a menstruação não é possível engravidar.
Será que essa afirmação é sempre verdadeira? Afinal, existe ou não chance de engravidar quando se transa menstruada sem proteção?
Alguém aí sabe a resposta? Aposto que a maioria concorda que não é possível engravidar transando durante a menstruação.
Mas isso nem sempre é verdade!
Técnicas Avançadas para Conseguir (ou Turbinar) o Orgasmo – Garanta meu treinamento online agora!
A resposta correta é: D-E-P-E-N-D-E
E depende basicamente de 3 fatores:
-
Quanto tempo dura o seu ciclo menstrual: ou seja, de quanto em quanto tempo você menstrua. A maioria das mulheres tem um ciclo menstrual em torno de 28 dias;
-
O tempo de duração da sua menstruação: se ela é mais curta, dura 3-4 dias ou mais longa, em torno de 6-7 dias;
-
Conhecer muito bem o corpo para estimar o período fértil – que é a época do mês em que de fato, você terá mais chances de engravidar.
Importante dizer para levar tudo isso em consideração é necessário que a mulher não esteja em uso de nenhum método anticoncepcional hormonal (pílula, adesivo, anel, implante, injetável), menstruando de forma natural e regular sem a interferência deles.
Então vamos ao nosso exemplo para todas vocês entenderem bem o que estou falando:
Imagina uma mulher que menstrua de forma natural e regular a cada 28 dias. Nessa situação, a data estimada da ovulação é o 14º dia do ciclo menstrual, que é exatamente o meio dele, sempre contando a partir do primeiro dia da menstruação (primeiro dia do ciclo).
Para simplificar a vida e facilitar as contas do período fértil, diminuímos 3 dias dessa data e acrescentamos mais 3 para então encontrar uma semana fértil estimada.
Dessa forma, no nosso exemplo o período fértil seria do 11º ao 17º dia do ciclo menstrual.
Então está tudo certo! Basta evitar ter relações nesse período que não existirá chance de gravidez, correto?
Errado!!
E esse é o maior erro de quem acha que transar menstruada não engravida! A natureza não é tão matemática assim!
Vou explicar melhor usando a mulher do exemplo anterior que menstrua a cada 28 dias:
Se a menstruação for daquelas mais longas, que duram 6-7 dias e a transa acontece sem proteção mais para o final dela, nos últimos dias (você ainda está menstruada, lembra?) e se naquele mês, por algum motivo qualquer, o ciclo encurtar e a mulher ovular no 10/11º dia ao invés do 14º, é possível engravidar sabiam?
É… porque no meio de todo esse raciocínio, tem mais um detalhe que pouca gente sabe, mas que eu vou contar agora:
O tempo que o espermatozoide é capaz de viver dentro da vagina da mulher, que é de 3 a 5 dias! E com potencial para fecundar o óvulo!!
Resumindo: se a transa rolar sem proteção mais para o final da menstruação e se naquele mês o ciclo for mais curto, é possível engravidar sim!
Aposto que muita gente se assustou agora, não é mesmo? É para ficar esperta mesmo! Não dá confiar totalmente na menstruação como método para evitar a gravidez.
Também é verdade que se o sexo acontecer durante os primeiros dias da menstruação, mesmo em quem sangra por mais dias, a chance de gravidez é tão pequena que nem dá para considerar.
Os riscos aumentam mais para o final da menstruação.
Isso sem falar nos riscos de transmitir ou se contaminar com uma doença sexualmente transmissível, que pode ser maior durante a menstruação, pois o sangue é um elemento de risco a mais!
Então se você quiser mesmo se proteger tanto da gravidez fora de hora como também de DST, o ideal é usar sempre a camisinha – única capaz de fazer a dupla proteção – ou então associar um outro método que te dê uma segurança extra para a gravidez.
O que não dá é para deixar se se cuidar!
Converse com o seu Ginecologista para te orientar e ajudar nessa escolha! Ele (a) será sempre o seu maior aliado (a)!
Sente dor para iniciar a penetração vaginal? Baixe meu Ebook agora!
Gostaria de Turbinar o Orgasmo? Garanta meu treinamento online agora!