fbpx

Blog

Sexualidade na Adolescência

A adolescência é uma fase típica de experimentação. Tudo é novidade e tem que ser vivido intensamente. Sentimentos a flor da pele e hormônios em ebulição!

E é justamente neste momento da vida que a identidade sexual – fruto da mistura de fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais – começa a se definir. A partir daí o indivíduo pode aprender a reconhecer, aceitar e assumir o que é para então conquistar seu espaço na sociedade.

Rapazes e moças começam a focalizar suas atenções para as mudanças do corpo, desenvolvendo preocupações não só com suas formas, mas também quanto ao seu potencial de atração sexual e jogos de sedução.

Na consulta da adolescente, são comuns algumas perguntas, como: ter corrimento é normal? Já posso engravidar? Será que sou realmente fértil? Meus seios não são muito grandes? Sou atraente para os rapazes? Ele vai gostar de mim mesmo assim?

E quando o assunto é a primeira relação sexual?

Fonte de grande preocupação para a família da adolescente, o início da vida sexual também é motivo de muitas perguntas na consulta médica. Este é um bom momento para orientar e informar sobre formas de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (IST)- incluindo a AIDS – e métodos anticoncepcionais, para se evitar uma gravidez não planejada.

Esta preocupação não é à toa: adolescentes e jovens estão mais expostos à contaminação pelo vírus da AIDS e outras IST, à gravidez não planejada e a prática do aborto de forma insegura. De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 18% dos partos registrados no Brasil em 2015 foram de adolescentes menores de 20 anos. 66% das gestações são indesejadas entre elas.

Liberte-se da Dor na Relação Sexual: A Cura do Vaginismo ao Alcance da Sua Mão – Baixe meu Ebook agora!

Técnicas Avançadas para Conseguir (ou Turbinar) o Orgasmo – Garanta meu treinamento online agora!

Estima-se que, 70.000 adolescentes morrem a cada ano por complicações da gravidez ou parto nos países em desenvolvimento como o Brasil – fonte: ONUBr. Além disso, as adolescentes que engravidam tendem a frequentar menos a escola e o pré-natal; podem ter mais partos prematuros e outras complicações, aumentando as chances de morte para a mãe e o bebê.

As IST´s  crescem a cada dia ente os jovens, principalmente a transmissão do HIV entre os adolescente homossexuais masculinos, mas isso não significa que as meninas tenham risco menor. Ele é também é grande.

Mas então quando e como conversar sobre sexo e sexualidade com os filhos?

Será que existe hora e momento certos?

Bom, eu digo que não há receita de bolo mas sem dúvida, uma educação sexual de qualidade é capaz de contribuir para o desenvolvimento de uma sexualidade saudável!

Ter um espaço para conversar, trocar ideias e experiências entre pais e filhos, para que o jovem se sinta confortável em compartilhar não só suas alegrias e conquistas, mas também seus medos e angústias, pode ser um bom começo!

Se você aí – pai e mãe – quer falar com seu filho ou filha sobre o assunto mas não sabe como começar, eu darei uma dica:

Aproveite os “ganchos”: uma cena erótica de novela, um filme ou uma notícia de jornal podem ser boas oportunidades de perguntar e ouvir do adolescente o que ele pensa sobre sexo, uso de camisinha, IST, gravidez fora de hora, abuso sexual e por aí vai…

Nem todos os pais e mães se sentem confortáveis para falar sobre esses assuntos com os filhos, por ainda considerarem tabu, algo pouco natural.

Ainda assim é importante abrir espaço para que o jovem possa vir até você e falar o que sente, sem medo de ser julgado ou reprimido em excesso, porque isso só vai afastá-lo ainda mais!

Lembrem-se que muitos dos problemas vividos pelos adolescentes poderiam ser evitados com a informação correta e precisa!

Se sentir que precisa de ajuda para conversar com seu filho ou filha, procure um profissional capacitado! A informação será sempre a melhor prevenção!

Sente dor para iniciar a penetração vaginal? Baixe meu Ebook agora!

Gostaria de Turbinar o Orgasmo? Garanta meu treinamento online agora!

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

26 respostas para “Sexualidade na Adolescência”

  1. É possível sim, Geciara. Qualquer relação sexual sem o uso da camisinha pode aumentar o risco de transmissão de DSTs, independente de ser a primeira, segunda ou décima, ok?

  2. É perfeitamente possível, Ana Monique. Toda vez que a mulher que menstrua normalmente tem uma relação sexual desprotegida, a possibilidade de gravidez existe. Por isso, se vc quiser realmente se proteger, deve usar sempre um método confiável, ok?

  3. Uma vez que o hímem se rompe, ele não “cola” novamente Patricia. Isso só é possível através de cirurgia, o que eu não recomendaria, ok?

  4. Tenho uma dúvida: Perdi minha virgindade há 10 anos, mas desde aquele dia nunca mais tive relação. É possivel eu ter voltado a ser virgem?

  5. É você que tem que saber se está pronta para dar esse passo, Nayara, que deve ser feito com muita responsabilidade. O ginecologista não vai dzer para a sua mãe se vc é ou não virgem, a não ser que vc queira que ele diga. O adolescente tb tem direito ao segredo médico. Com relação ao corrimento, só mesmo sendo vista pessoalmente, ok?

  6. Dr. , eu tenho 15 anos e quero começar minha vida sexual. Acontece que de um mês para cá, andei notando um corrimento esbranquiçado que coça e arde. Será que só dormindo sem calcinha e deixando ela arejar mais vezes esse corrimento para? E sobre iniciar minha vida sexual, estou muito nova para isso? Meu maior medo mesmo não é a dor que posso ter na relação e sim minha mãe no consultório ginecológico brigando comigo porque a médica pode dizer que já não sou mais virgem. Obg :\

  7. Ana,
    Nunca, jamais, em tempo algum, use 2 camisinhas ao mesmo tempo. Somente 1 camisinha deve ser usada por vez, a masculina OU a feminina. Usar 2 camisinhas ao mesmo tempo só aumenta o risco de rompe-las, ok?

  8. Dra. Mariana Maldonado, gostaria de saber se na 1º relação sexual é preciso que os dois usem a camisinha… ou só o homem usando já tem segurança? Obrigada

  9. Difícil responder a sua pergunta, Nikole. Antes de tomar qualquer medicamento é necessário examinar. Isso não precisa se feito na primeira consulta, vc pode conversar com o médico primeiro e depois voltar para ser examinada, ok?

  10. Oi doutora quero saber….. pois sou virgem e vou pela 1° vez no ginecologista, tenho 18 anos … mas não quero que toque e nem olhe minha vagina, só quero que veja minhas mamas e converse. É que eu queria tomar anticoncepcional. Mesmo se ele não me examinar, receitaria um anticoncepcional? Obrigada!

  11. Nem sempre a mulher virgem sangra ou sente dor na primeira vez, Kamylle. Tem mulheres que não sentem nada. Só dá para saber se vc ainda é virgem sendo examinada pelo médico. A camisinha protege muito bem da gravidez e das DST, mas tem que usar sempre e direito!!
    Camisinhas com sabores devem ser usadas com cuidado para não dar alergias, ok?

  12. Oi doutora! Tenho 14 anos e o meu namorado tem 15, estamos juntos há 1 ano e 5 meses. Não sei se sou virgem porque quando eu fui transar na primeira vez não sangrou, mas o pênis dele não entrou todo. Minha pergunta é: só a camisinha previne a gravidez? E essas camisinhas de sabores tem algum problema usar ?
    OBRIGADA!

  13. Olá Alan,
    O melhor método para a proteção dos dois é a camisinha, pois ela protege tanto da gravidez como das doenças sexualmente transmissíveis. Converse com sua namorada para que ela tb procure o ginecologista para se informar melhor, ok?

  14. Olá Tifany,
    A idade adequada é aquela em que vc tem consciência sobre o seu corpo e responsabilidade sobre os seus atos, ou seja, tem que ter JUIZO para exercer a sua sexualidade de forma responsável para não ser pega de surpresa depois, ok?

  15. Olá!!! Bom, eu e minha namorada queremos ter a nossa primeira relação sexual, mas nós somos virgens e queremos saber qual é o melhor método pra nos previnirmos, para que nada saia errado!!!
    Ficarei agradecido pela dica e ajuda!

  16. Olá Carol,
    Se vc usar a camisinha corretamente, em todas as relações sexuais e antes da iniciar a penetração, a chance dela falhar é mínima. De qualquer forma, é possível associar outro método a ela, mas isso, só mesmo o seu ginecologista para te ajudar a escolher que outro método estará indicado para vc, ok?

  17. Boa noite! Dra.mariana, tenho 16 anos e gostaria de saber como posso me previnir para não engravidar. Se eu usar só a camisinha corro o risco de ficar gravida? obrigada bjs!!!

  18. Olá Adriana,
    Às vezes é necessário mais de uma relação sexual para romper totalmente o hímen. De qualquer forma, para saber se o seu hímen rompeu ou não só mesmo sendo examinada pelo ginecologista, ok?

  19. bom dia! Dra.mariana tenho 17 anos e tive relação com meu namorado uma vez só. Senti muita dor na hora da penetração e pedi pra ele parar e ele parou. Será que ainda sou virgem? Sem mais, obrigada. bjos.

  20. Dra. Mariana, essas dicas foram muito boas para mim, ainda não iniciei a minha vida sexual mas já estou pensando em iniciar com o meu namorado.Tinha algumas dúvidas mais agora tenho certeza do eu quero.
    Beijos
    Adorei a matéria !!

Os comentários estão desativados.

Localização

Av. N. S Copacabana 1072 sala 705, Copacabana
Rio de Janeiro – RJ
CEP 22060-002

Newsletter

© Dra. Mariana Maldonado - 2020 Todos os direitos Reservados

WhatsApp chat