Será que a mulher que ainda é virgem precisa ir ao ginecologista para colher o exame preventivo? O que você acha?
Essa pergunta eu recebo quase todos os dias nas minhas redes sociais.
E a resposta é: não meninas, virgem não colhe preventivo.
Não colhe porque o objetivo do exame preventivo do câncer do colo do útero, como o próprio completo nome já diz, é prevenir o câncer do colo do útero que quase sempre é provocado pelo HPV – um vírus sexualmente transmissível – e para isso é necessário colher material daquela região para realizar o exame.
Para chegar até o colo do útero, é preciso abrir caminho e isso é feito com um aparelho chamado espéculo vaginal, que muita gente também conhece como bico de pato.
Na foto abaixo você pode entender porque chamam o espéculo de bico de pato. Não é que parece mesmo?
Técnicas Avançadas para Conseguir (ou Turbinar) o Orgasmo – Garanta meu treinamento online agora!
Esse pequeno aparelho é inserido dentro da vagina e conforme é aberto vai afastando as paredes vaginais deixando o colo do útero visível aos olhos do profissional que examina.
E é de lá, do colo do útero é que colhemos o material para fazer o exame preventivo.
Portanto se não conseguirmos esse acesso, não dá para colher o exame.
Nas virgens, além de não ser possível a inserção de um espéculo vaginal do tamanho habitual, sabemos que a chance dessa mulher ter um câncer de colo de útero é próximo a zero.
Por isso, não se justifica fazer a coleta desse exame como rotina em mulheres que ainda não iniciaram a sua vida sexual com penetração vaginal.
Ir ao médico para colher preventivo com cotonete como muitas mulheres virgens fazem, pode até servir para alguma coisa, mas não serve para fazer esse tipo de prevenção.
O cotonete não consegue chegar ao colo do útero, que é o local de onde colhemos o exame.
E só para informação, porque nunca é demais, para aquelas que já iniciaram a vida sexual, a coleta é recomendada a partir dos 21 anos, anualmente.
Mas ser virgem e não precisar colher exame preventivo, não significa que a mulher não deva ir ao médico! Ainda mais se já for uma mulher adulta.
É sempre bom lembrar que a consulta com o ginecologista não serve só para colher preventivo e tem muito mais a ser feito, mesmo que você não sinta nada!
Lembre-se que você tem outras partes do corpo como a vulva, útero, ovários e mamas que também precisam ser examinados periodicamente!
Para as adolescentes, eu sempre recomendo que a primeira consulta com o ginecologista seja feita depois da primeira menstruação.
Isso porque além de poder acompanhar o crescimento e desenvolvimento do seu corpo de mulher, esse também pode ser um bom momento para tirar as dúvidas sobre:
-
o funcionamento e cuidados com o seu corpo;
-
sexualidade e como se preparar para sua primeira vez;
-
TPM e menstruação;
E até iniciar um papo sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e como evitar uma gravidez fora de hora.
Lembre-se que o ginecologista será o médico que estará ao seu lado por toda a vida, em todas as suas fases!
Por isso é muito importante formar um vínculo de confiança e respeito com quem cuidará de você! Isso pode te ajudar muito nos cuidados com sua saúde!
Então, a dica é se cuidar sempre! Independentemente da idade e se está ou não com alguém no momento!
Sente dor para iniciar a penetração vaginal? Baixe meu Ebook agora!
Gostaria de Turbinar o Orgasmo? Garanta meu treinamento online agora!